O Hospital das Clínicas recebeu autorização para fazer um tipo procedimento bastante particular: a realização de implantes cocleares bilaterais, reservados a pessoas com deficiência auditiva que sofrem de severa perda de audição. A portaria que habilitou o HC da Famema foi publicada no Diário Oficial da União dia 31 de dezembro de 2018.
Até então, o hospital somente podia realizar implantes cocleares unilaterias, em apenas um dos ouvidos do paciente. A instituição buscou credeciamento junto ao Ministério da Saúde em outubro de 2011, para poder realizar esse procedimento pelo SUS.
Agora, com a habilitação no “Serviço de Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva”, a possibilidade de fazer o tratamento bilateral representa um ganho de qualidade considerável no atendimento das pessoas com deficiência, segundo a Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes, superintendente do HC. Além de poder realizar o implante, o HC também passou a ter habilitação para manutenções, consertos e substituições nesses dispostivos.