Nacional

Governo quer transição mais curta para reforma da Previdência

Governo quer transição mais curta para reforma da Previdência

A equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro, chefiada pelo ministro Paulo Guedes, pretende determinar um período de transição mais curto na reforma da Previdência, a ser submetida ao Congresso Nacional, em comparação com a proposta por Michel Temer.

A medida em análise pelo atual governo estuda uma transição entre 10 e 12 anos, quase metade do tempo que havia previsto Temer, cujo modelo de reforma apontava 21 anos para a substituição completa das regras de aposentadoria. As informações são do portal da Folha.

Segundo divulgação oficial da Agência Brasil, a idade mínima para aposentadoria pretendida pela reforma de Bolsonaro será de 62 anos apra homens e 57 anos para mulheres. Por atingir essa idade mínima em tempo menor de transição, a reforma seria mais dura para os contribuintes, mas representaria maior economia de gastos.

Reunião

Começa na manhã desta terça-feira (8) a segunda reunião ministerial do governo Jair Bolsonaro. No encontro anterior, há cinco dias, cada ministro recebeu a tarefa de estudar propostas de análise e enxugamento de gastos. Bolsonaro informou via twitter que as pautas desta reunião seriam medidas de rápida implementação.