Nacional

Cerca de 4 mil funcionários da Unesp ficam sem 13º salário na região

Cerca de 4 mil funcionários da Unesp ficam sem 13º salário na região

Cerca de 4 mil funcionários estatuários da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no Centro-Oeste do estado, distribuídos em seis campi da instituição, estão com o pagamento do 13º atrasado e ainda não têm previsão de quando receberão o benefício.

Em todas as unidades da Unesp, considerando os campi de outras regiões, a situação afeta aproximadamente 12.500 funcionários estatuários. Em nota, a reitoria da universidade afirmou ter pedido crédito suplementar ao governo do estado para o pagamento do 13º, mas ainda não teria recebido a verba. As informações são do portal G1.

O caso não é inédito e aconteceu também com o pagamento do 13º em 2017. Na ocasião, os servidores acionaram a Justiça e conseguiram assegurar o pagamento integral.

Em 2018, os atrasos somam R$ 175 milhões, de acordo com a reitoria da Unesp. O Sintunesp (Sindicato dos Trabalhadores da Unesp) já entrou na Justiça com uma medida de segurança para tentar garantir o recebimento, mas o processo permanece sem decisão judicial no momento.