Marília

Luto - Missa e emoção na despedida ao Cônego Antonio Flumignan

Luto - Missa e emoção na despedida ao Cônego Antonio Flumignan

Uma missa celebrada pelo bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Atonio Cipollini, e a participação de padres e fiéis de diferentes marcou nesta quinta-feira a despedida ao cônego Antonio Flumignan, 87, falecido nesta quarta-feira.

Nascido em Presidente Prudente em 13 de maio de 1931, o cônego foi pároco na basílica de São Bento em Marília entre outras atividades,

Fez o curso de Teologia no Instituto Pio XI de São Paulo-SP, ordenado sacerdote pelo bispo auxiliar daquela Arquidiocese Dom Paulo Rolim Loureiro, em 8 de dezembro de 1959, na Igreja N. S. Auxiliadora, de Bom Retiro.

Chegou a Marília em 28 de setembro de 1979, com as funções de Vigário Ecônomo da Catedral Basílica de São Bento, onde permaneceu como Pároco e Reitor até seu voluntário afastamento em 06 de fevereiro de 2002. No mesmo ano foi nomeado vigário geral da diocese. Também em 2002 recebeu o título de cidadão mariliense.

“Homem bondoso. Nesse momento em que estou ao lado dele són ouço coisas boas, todas as pessoas têm uma história de bondade sobre Padre Antonio. Pessoas que foram ajudadas tanto espiritualmente quanto materialmente, que vêm de longe, que vinham de longe para confessar-se com eles”, disse o bispodiocesano.

Dom Luiz afirmou que Antonio Flumignan deixa um testemunho maravilhoso e um exemplo em vocação. “Amou a Cristo de todo coração e entregou a Jesus toda sua vida, por isso acreditamos que hoje ele está com Cristo por tudo que fez, mas pelo testemunho de humildade, oração.”

O bispo disse ainda que o legado não tem preço, não tem tamanho e não tem dimensão.

“Eu como bispo aprendi muito com ele e creio que também os padres já ordenados aprenderam muito com ele. Padre Antonio foi um tipo de pessoa que embora não queira se apresentar e se mostrar não fica escondido. Tenho certeza que trabalhou não para ele, mas para Cristo. Espero que o testemunho de sua vida seja para todos nós, sacerdotes, seminaristas, leigos, o povo de Deus, seja uma luz.”

O velório de Cônego Antonio Flumignan foi programado para encerramento ao meio dia e o sepultamento será feito em Prudente, sua cidade Natal.