A Prefeitura de Bauru reconheceu situação de epidemia de dengue na cidade e iniciou um programa de nebulização de inseticida para conter a ploriferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A cidade registrou 214 casos autóctones da doença, aqueles contraídos na própriua cidade. Durante todo o ano passado foram 241 casos e as unidades de saúde já sobrem com a superlotação de pacientes.
“A epidemia é considerada quando a gente registra um aumento considerável no número de casos em relação aos anos anteriores. Isso fez com a prefeitura tomasse todas as medidas, não apenas no controle do mosquito, mas também com relação ao atendimento das pessoas”, disse o secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin.
O trabalho de nebulização será feito até o dia 7 de fevereiro cada região receberá quatro nebulizações, uma por semana, conforme tabela abaixo.
“Este ano a cidade registrou o sorotipo 2 da dengue, que não acontecia há anos e isso preocupa a Secretaria de Saúde, uma vez que a população não tem imunidade contra esse tipo de vírus”, diz comunicado oficial.
A nebulização é uma medida para eliminar mosquitos adultos que já estejam em fase de disseminação da doença. Larvas não são atingidas, o que mantém a importância do trabalho de limpeza e eliminação de focos dos mosquitos.
Além disso, outros animais, como pássaros, peixes e abelhas acabam atingidos pelo método. Moradores são orientados a manter crianças e idosos em cômodos com janelas e portas fechadas durante a aplicação.