Sustentável

‘Aniversário solidário’ lembra estudante e pede doação de sangue e medula

‘Aniversário solidário’ lembra estudante e pede doação de sangue e medula

Salve a data. Durante cinco dias, entre 5 e 9 de fevereiro, uma campanha em Marília vai incentivar doações de sangue e de medula óssea. É a sétima edição do “Aniversário Solidário”, uma ação inspirada na luta e história do estudante Gabriel, falecido em 2010.

“Neste próximo dia 05, o Gabriel completaria 22 anos, e nós gostaríamos de lhes pedir um presente, e esse presente é a sua doação, a sua divulgação da campanha, o seu cadastro de doador de medula.”

Pela primeira vez a ação será mais longa. O motivo é permitir a distribuição das doações e garantir maior prazo de validade para as bolsas de sangue coletadas.

“Como de costume, no dia cinco, faremos uma festinha com direito a bolo, sucos e balões, além é claro das nossas lembrancinhas”, diz a mensagem de divulgação do evento, que lembra a data de nascimento do estudante, em 1997.

“Você pode ajudar doando sangue e postando uma foto com a (hashtag) #7aniversariosolidariogabriel.”

Em 2009 Gabriel apresentou hematomas pelo corpo e muita dor de cabeça, sangramentos na gengiva.

“Levamos ele ao pediatra e este o encaminhou diretamente a hematologista, a Dra Dora (Anja), os sintomas poderiam caracterizar duas doenças diferentes, leucemia ou aplasia. Após exames descobrimos que ele estava com aplasia de medula óssea ou anemia aplástica grave (AAG)*.”

Gabriel fez um longo tratamento com transfusões até ser encaminhado para transplante, encontrar doadora compatível e ser transplantado duas vezes. “Mas infelizmente não reagiu e ele nos deixou no dia 07 de novembro de 2010, após seis meses de isolamento no Hospital Amaral Carvalho em Jaú.”

A campanha destaca que  durante todo o tempo ele recebeu “o MELHOR tratamento possível, seja via particular ou SUS” e busca garantir apoio a outros pacientes.

“Nós não “celebramos” a morte dele, não há flores e nem nada que nos lembre deste triste dia, mas nós decidimos comemorar e agradecer pela vida dele, que foi breve, mas que nos encheu de amor durante 13 anos.”