Educação

UNIVEM cria Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Institucional

Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares e Prof. Dr. Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário
Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares e Prof. Dr. Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, formalizou nessa semana a criação da Pró-Reitoria de  Inovação e Desenvolvimento Institucional, sob a responsabilidade do coordenador de ambientes de inovação e TI, Prof. Dr. Elvis Fusco.

O novo órgão superior da Reitoria  objetiva abarcar uma série de projetos, planejamentos e execuções que o UNIVEM tem realizado ao longo dos anos com enfoque na inovação tecnológica, no empreendedorismo e na transformação digital.

Segundo explicou o Pró-reitor, Prof. Dr. Elvis Fusco, todos os projetos que existem hoje e os que venham a existir, e que contemplem a inovação tecnológica e o empreendedorismo digital nos processos acadêmicos na graduação e pós-graduação, vão estar sob essa nova reitoria.

“Essa Pró-reitoria vem consolidar, expandir e fortalecer as estratégias de transformação digital no ensino, e contemplar algumas unidades já existentes na instituição, como o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) – um projeto de expansão do UNIVEM lançado em 2018;  o Centro de Inovação Tecnológica; o Centro Incubador de Empresas; o InnovaSpace Coworking e outros programas que serão criados já a partir deste ano”, frisou.

Fusco destacou, ainda, o Projeto do Parque Tecnológico, credenciado pelo governo do Estado e gerido pelo UNIVEM, que também será abrangido pela Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Institucional. “Hoje, o UNIVEM é reconhecido em todo o Brasil por manter ambientes de inovação e empreendedorismo com empresas instaladas dentro do campus. São mais de 50 empresas, gerando mais de 350 empregos diretos”, salientou.

Além dos ambientes de inovação já solidificados no UNIVEM, a nova Pró-reitoria anuncia para 2019 o lançamento de cursos rápidos, no formato nanodegress, com  formação online e com menor tempo de duração se comparados a programas tradicionais oferecidos pelas instituições de ensino superior. “Esses cursos visam aproximar os profissionais das demandas do mercado de trabalho”, explicou.

NOVAS PARCERIAS

Todo o trabalho de fomento à inovação e ao empreendedorismo, realizado pelo UNIVEM, tem sido reconhecido, inclusive, por empresas multinacionais. O grupo tecnológico Foxconn e a Nestlé escolheram a instituição e seu centro de inovação para liderar projetos de transformação digital em suas unidades fabris. “É um grande desafio liderar um processo de transformação digital em uma instituição de ensino superior, mas também é muito gratificante, pois muitas dessas ações já estão acontecendo e com resultados positivos. Nosso objetivo é ampliar essas ações para que isso influencie, cada vez mais, a formação profissional dos nossos alunos de graduação e pós-graduação”, ressaltou Fusco.

COORDENAÇÃO

Ao assumir a Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Institucional, o Prof. Dr. Elvis Fusco deixa a Coordenação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação; cargo que ocupou por 10 anos, e que passa a ser gerenciado pelo Prof. Dr. Fábio Dacêncio.

“Muitas dessas ações, que passam a fazer parte da Pró-reitoria, foram criadas no âmbito dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com o envolvimento de um grupo de professores, entre eles, o Prof. Dr. Fábio Dacêncio, que assume a coordenação com a mesma política de desenvolvimento e fomentos dos cursos”, frisou.  

De acordo com o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, esse novo “braço” da Reitoria vem fortalecer e dar maior visibilidade à instituição e a todo o ambiente de inovação e empreendedorismo existentes e geridos pelo Centro Universitário. “Essa é uma Pró-reitoria necessária e que vem dinamizar, ainda mais, o processo de desenvolvimento e de transição do modelo linear para o tecnológico dentro da instituição”, concluiu.