Marília

Peça queimada, adutora rompida; veja explicações do Daem para falta de água

Peça queimada, adutora rompida; veja explicações do Daem para falta de água

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) divulgou comunicado nesta terça-feira para justificar problemas de abastecimento que provocam uma onda de queixas de moradores sem abastecimento regular de água.

As reclamações atingem regiões tradicionalmente afetadas pelo desabastecimento mas também bairros ainda pouco acostumados e não ter água em casa, como o Acapulco, ao lado do Campus Universitário, dono de um dos maiores reservatórios da cidade.

Segundo o departamento, a cidade de registrou série de problemas como peça queimada, tentativa de furto de fios e até problemas com uma adutora no sistema de captação do rio do Peixe, o maior da cidade.

A falta de água rendeu polêmica também na Câmara, que ressuscitou a proposta de privatização dos serviços de abastecimento com argumentos como falta de até 50 milhões de litros de água na cidade, número que representa consumo além do captado e o desperdício com vazamentos e perdas da rede.

Veja abaixo a íntegra do comunicado do Daem

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) esclarece os problemas que estão acontecendo no abastecimento de água nos últimos dias.

Com relação ao Residencial Maracá, houve a queima da peça chamada “buster”, que controla a saída de água da caixa; além da tentativa de furtos da fiação em um dos poços artesianos do local. O conserto foi finalizado no início da tarde desta terça-feira (12) e o abastecimento será normalizado nas próximas horas.

O Daem comunica também que no último domingo (10) fez um reparo na adutora do sistema ETA-Peixe, que estava com um vazamento, e que nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13) irá fazer a troca de duas bombas também no ETA-Peixe – um serviço será executado nesta terça e outro na quarta. Assim, a oferta de água para as regiões norte, sul, oeste e centro irá melhorar bastante a partir desta quarta-feira.

Mesmo com um volume maior de água, o Daem alerta que o consumo de água nestes dias de intenso calor triplica e pede que a população faça o uso racional da água, evitando lavar carros, calçadas e até ruas como tem sido verificado nos últimos dias.