Saúde

HBU traz equipamento para reduzir queda de cabelo em sessões de quimioterapia

Médico Sérgio Afonso e a diretora do HBU< Márcia Mesquita Serva
Médico Sérgio Afonso e a diretora do HBU< Márcia Mesquita Serva

Pacientes que estão passando por tratamento na Unidade de Quimioterapia do HBU (Hospital Beneficente Unimar) têm mais uma opção para manter a qualidade de vida: um novo equipamento ajuda a reduzir a queda de cabelo, um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia.

A superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que o objetivo é garantir a qualidade de vida dos pacientes. “Nós fomos buscar o que há de melhor para os nossos pacientes, para que ele não precise sair de Marília e ir aos grandes centros, para ter esse atendimento”, destacou.

Segundo Márcia, a aquisição do equipamento vem ao encontro da proposta do hospital, que é fazer o atendimento integral dos pacientes. “Nós estamos cumprindo com a nossa missão, que é atender de forma integral os pacientes que procuram o Hospital Beneficente Unimar”, explicou.

O oncologista clínico Sérgio Luis Afonso destaca que o equipamento auxilia na redução da queda de cabelo dos pacientes. Ele explicou que o câncer ainda é responsável por alto índice de mortalidade no Brasil e no mundo. “Porém, houve grandes avanços, com novas técnicas, equipamentos, diagnóstico precoce, biologia molecular e medicamentos contra o câncer”, ressaltou.

Afonso aponta que, apesar disso, os efeitos colaterais se tornam importantes para os pacientes. E um destes efeitos é a queda de cabelo, ou alopecia, com poucas opções de tratamento. Em Marília essa situação vai ser atenuada, com a chegada do equipamento que reduz esse efeito colateral. “O setor de oncologia do Hospital Beneficente Unimar, procurou trazer esta tecnologia para melhores resultados, com o objetivo de tratamento integral do paciente oncológico, estando já disponível para os pacientes”, ressaltou.

A UQ do HBU conta com equipe multiprofissional e multidisiciplinar, com a finalidade de oferecer a melhor qualidade de vida aos pacientes, reduzindo os efeitos colaterais da quimioterapia.

O tratamento para reduzir a queda de cabelo deve ser feito juntamente com as sessões de quimioterapia. Afonso explica que o paciente coloca a touca por cerca de 30 minutos antes da quimioterapia e permanece com ela por cerca de 1h ou 2h depois. O número de sessões é o mesmo da quimioterapia. “O tratamento não pode ser feito por quem já começou a quimioterapia, pois o resultado não será satisfatório”, ressaltou.