Marília

Tarifa de ônibus vai subir 26,6% em Marília; acordo prevê investimentos

Tarifa de ônibus vai subir 26,6% em Marília; acordo prevê investimentos

O prefeito Daniel Alonso publicou no Diário Oficial deste sábado um decreto para autorizar um reajuste de 26,6% no valor das passagens de ônibus em Marília e a tarifa sobe dos atuais R$ 3,00 para R$ 3,80. O aumento entra em vigor em 15 dias.

O reajuste, o primeiro desde 2015, é resultado de um acordo em meio a uma batalha judicial. O decreto lembra que existem tanto ações da prefeitura contra as empresas quanto das empresas contra o município, inclusive com risco de uma indenização milionária a ser paga por vários anos de desequilíbrio no contrato.

O acordo e reajuste começaram a ser desenhados durante reunião do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização) realizada nesta semana. O sistema solicitou a inclusão de novos carros nas linhas para ampliar a oferta de ônibus em circulação, melhorias do serviços e outros avanços.

Um comunicado oficial da prefeitura diz que as empresas Grande Marília e Sorriso de Marília assumiram o compromisso de incluir 30 novos ônibus na cidade, além de manter o terminal fechado, com seguranças. O acordo foi homologado pela Justiça nesta sexta.

O decreto publicado no Diário Oficial deste sábado estabelece ainda que as empresas abrem mão de eventuais indenizações por desequilíbrio do contrato.