Um grupo de ambientalistas vai colocar Marília no mapa internacional de cuidados com o planeta no Dia do Plantio Global, que em diversos países terá ações de preservação e ampliação do número de árvores em centros urbanos.
A programação na cidade prevê passeios ciclísticos e o plantio de 40 mudas próximas à represa Cascata, na zona leste da cidade. A ação está marcada para domingo, dia 17, das 9h às 12h. Quem quiser participar sem bicicleta só precisa ir até a represa no horário.
“Iremos fazer passeios, saindo de diversos pontos da cidade, até a Represa Cascata, onde as pessoas irão plantar suas árvores, contribuindo para com o meio ambiente de Marília”, diz o ambientalista Sérgio Urbaneja, integrante da Origem – Associação Ambientalista de Marília, organizadora do evento.
Serão usadas mudas de pau-formiga, uma espécie que tem crescimento rápido, mas sem raízes superficiais agressivas.
O Plantio Global é uma iniciativa apartidária e colaborativa que tem objetivo de despertar as comunidades para a necessidade urgente da recuperação do meio ambiente.
Todos os anos, próximo ao dia 19/03 (este ano será 17/03), escolhemos um dia do ano para plantamos árvores em diversas cidades, reunindo grupos tradicionais e plantadores anônimos, e principalmente trazendo novos plantadores para viverem essa experiência de cidadania.
O plantio envolve escolha de locais e espécies apropriadas, responsabilidade com a manutenção das árvores plantadas e incentivo a amigos que nunca plantaram ou que plantam sozinhos para se unirem.
O evento ganhou uma página no Facebook em que as pessoas podem participar da discussão, receber mais informações e divulgar seu envolvimento com a proposta. Há também um grupo de whattsapp – acesse aqui para entrar – para quem quiser participar desta e outras discussões sobre ciclismo e ambientalismo.