Sustentável

Yara Park tira do papel projeto de bosque com lago na zona leste

Yara Park tira do papel projeto de bosque com lago na zona leste

Um dos mais ousados projetos do Yara Clube começa a sair do papel após muitas tentativas e anos de atrasos: a implantação de um bosque com lago na zona leste de Marília, na área do Yara Park, a unidade campestre do clube.

O bosque, com projeção de 3.000 árvores em torno de uma represa, já foi iniciado outras vezes. A novidade é a qualidade técnica do projeto e os cuidados de manejo.

O engenheiro florestal Gefferson Marconato, que já foi gerente de projetos no SOS Mata Atlântica, tomou a frente do projeto e orienta desde a escola das mudas até as medidas de controle e desenvolvimento das árvores.

“Não tínhamos verbas, então iniciamos o plantio através de mutirão. Vieram associados, voluntários do Rotary e outros. Foram quatro ou cinco ondas de plantio inicial e em cima disso fazemos o manuseio”, conta o diretor Ricardo Modesto.

Modesto explica que o bosque é um projeto para dez anos, que já tem árvores com até quatro metros de altura e uma taxa de sobrevivência em torno de 80%. “O crucial são os quatro primeiros anos, estamos no segundo. Passados os quatro anos ele praticamente vai sozinho”, diz o diretor.

A fase exige muitos cuidados. O Yara pretende formar o bosque basicamente com árvores nativas, mas precisam ser mudas que se adaptem ao solo e área do clube. Além disso há uma situação especial: o bosque está o lado do aeroporto. Essa condição elimina algumas espécies, como árvores frutíferas que possam atrair pássaros e criar riscos aos voos.

“Uma vez por ano o engenheiro faz um laudo oficial do plantio e acompanhamento das árvores. É preciso faze4r a limpeza da coroa – círculo em torno da árvore no solo -, as podas, adubar com material adequado. A gente acompanha o crescimento de cada árvore.”

As podas específicas, com controle do mato e coras, especialmente de plantas oportunistas que concorrem com as árvores por umidade e nutrientes, leva até seis dias de trabalho, sempre aos finais de semana.

O resgate do Yara Park é mais uma etapa do trabalho de reestruturação do clube, atração dos sócios e interação com a cidade, que envolve ainda novas competições, eventos sociais e muitas parcerias. [movie_id#611]