O capitão Lucas Pacheco Yoshida, representante do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), nome técnico da Esquadrilha da Fumaça, mantida pela Força Aérea, esteve em Marília nesta terça-feira para iniciar planejamento de uma apresentação do grupo em abril no que deve ser o 1} Aerofest da cidade.
A reunião contou com o secretário municipal da Cultura, André Gomes, e equipe, autoridades policiais da 5ª Cia da PM e membros de outras secretarias municipais, como Meio Ambiente e Limpeza Pública, Saúde e Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana).
A previsão é que o evento aconteça no dia 28 de abril, na área localizada ao lado do aeroporto, na Rua Antonio Serapilha s/n. Segundo a Secretaria da Cultura, o evento deve envolve estrutura de show musical, praça de alimentação, atrações infantis e a a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Os principais pontos discutidos foram detalhes para oferecer um espetáculo com total segurança para o público, para os organizadores do evento e para os pilotos do EDA. De acordo com a reunião, ainda esta semana, a Secretaria da Cultura receberá a confirmação para a realização do evento.
HISTÓRIA
A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial.