A marca que colocou Marília no cenário nacional de negócios virtuais também pôs a cidade na rota de grandes eventos do setor a partir desta quinta-feira. A Tray trouxe para Marília a E-Commerce Conference com algumas das maiores marcas do setor no Brasil, como Amazon, Americanas, Submarino e Polishop, além de marcas locais e profissionais de diferentes cidades.
O encontro apresenta grandes ideias e iniciativas inovadoras no setor de comércio virtual, com o lançamento de uma plataforma da Tray para aprendizado de quem está começando ou já desenvolve negócios na rede. A conferência em Marília abre um ciclo de eventos que será promoivido em grandes centros de São Paulo e outros Estados.
E também trouxe para a cidade o jornalista e apresentador Marcelo Tas, um símbolo de trabalho profissional que acompanhou a evolução tecnológica sem perder o chão, o contato com o alvo final de todo o processo: a pessoa do outro lado da linha.
Marcelo Tas apresentou em palestra nesta manhã seu histórico profissional, que começa de forma surpreendente com um curso na Politécnica, a faculdade de Engenharia da USP, por onde passaram grandes nomes da política nacional – o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é contemporâneo de Tas na faculdade.
Foi lá que ele descobriu a vocação para comunicação, depois produção de vídeos e chegou á TV Gazeta com o inovador personagem Ernesto Varella, que pouca gente com menos de 50 anos conhece, e abriu caminho para outros sucessos muito mais populares: o Professor Tibúrcio no programa Rá Tim BU, da TV Cultura, o âncora do humorístico CQC, redator e apresentador no Altas Horas e muito mais.
E o foco de tudo isso: o ouvinte. “Isso é importante lembrar. Vocês trabalham com dados, mas atrás destes dados existem pessoas. A Tray trabalha com rede de pessoas”, destacou o jornalista, que vê na revolução virtual uma nova forma para este relacionamento.
“Hoje mais do que em qualquer outra era é possível você estar perto desse cara, é possível você entender, ter os dados dele de uma maneira ética, transparente. É uma época fascinante”, disse Tas.
O apresentador soube navegar neste mar de inovações como poucos. Lembrou que no início de sua carreira, rádio e televisão eram os veículos para contato com o público e com a mídia impressa controlavam a comunicação. Na nova era, o ouvinte não só escolher com maior controle como reage de forma rápida e contundente.
“Se tiver transparência, tratar esse cara com respeito, pode ser que ele não tem abandone mais. Você está falando com uma pessoa. Na televisão eu sempre falava com muitos. Hoje eu falo de um para um. Essa é a novidade. Um para um. Só que isso pode virar de um para milhões.”
Tas, que é de Ituverara (na região de Ribeirão preto) destacou a importância desta revolução ter berço longe dos grandes centros, como aconteceu com a Tray, fundada em Marília no início dos anos 2000.
Antes da palestra do apresentador, o fundador e diretor da empresa, Willians Marques, apresentou um histórico da Tray, que começou como uma empresa incubada quando ele ainda era estudante no Univem.
A empresa agregou sócios, parceiros para administrar diferentes áreas – especialmente o comercial – e grandes marcas para dar sustentação à suas ideias inovadoras. A primeira foi o Buscapé, depois a Localweb. A partir delas a Tray conseguiu formar uma rede de serviços e empresas do setor que envolve diferentes áreas do negócio virtual.
“O Buscapé foi um momento muito importante de nossa carreira, nossa vida. E quando nós decidimos ter um sócio, uma empresa de São Paulo, nós falamos: nós devemos a Marília. Marília, além de ser uma cidade que amamos, nascemos aqui, tivemos o projeto da incubadora, recebemos apoio da cidade, Então nos queremos que a Pagamento Digital, que o Buscapé mantenha suas operações em Marília. E até hoje o Buscapé mantém operações em Marília.”
O sucesso da Tray nos anos seguintes com consequente visibilidade do município, a atração de negócios, cursos, profissionais e a formação de um centro tecnológico na cidade agradecem.
O evento desta quinta ampliou essa atração e com quase 2.000 pessoas presentes têm aproximadamente metade do público de outras cidades. Se a Tray tem mesmo uma dívida com Marília, vai pagando com juros e correção.
AVALIAÇÕES
Empresário do setor de tecnologia – diretor da Life Telecomunicações – Luis Eduardo Diaz elogiou a iniciativa e o que ela representa para a cidade. “É o tipo de evento que consolida Marília como polo de inovação, criatividade e eficiência no mercado nacional de TI.”
Professor no curso de Propaganda da Unimar e gerente do Marilia e Região Visitors Bureau, Gilberto Rossi, considerou o evento sensacional. “Traz uma modernidade e um fresco de ideias que a cidade precisa. é um encontro direcionado ao e-commerce mas com conceito que é muito bem aplicado a qualquer negócio hoje. No momento em que o mestre de cerimônias pergunta quem é de Marília e mais da metade público diz que não é da cidade, mostra a potencialidade de, além de gerar conhecimento, movimentar a economia.”
Confira mais imagens do evento na galeria.