O desembargador federal Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, atendeu nesta segunda-feira a um pedido de habeas corpus e determinou a libertação do ex-presidente Michel Temer, preso na semana passada em São Paulo durante fase da operação Lava Jato deflagrada no Rio de Janeiro.
A informação é do advogado Eduardo Canelós e foi passada a aliados do emedebista. Athié é relator do habeas corpus dos advogados de Temer, que contestam o decreto de prisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato.
A decisão também determina a soltura do ex-ministro Moreira Franco, de Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer, e de outros quatro alvos da Operação Descontaminação: Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho e Vanderlei Di Natalie.
O desembargador chegou a encaminhar a decisão para julgamento pelo colégio do Tribunal, mas antecipou a medida e decretou a libertação nesta segunda. A votação pelo colegiado seria feita apenas na quarta.
A desembargadora Simone Schreiber ja havia concedido habeas corpus neste domingo a Carlos Jorge Zimmermann, um dos presos na operação.No sábado, ela já tinha determinado a soltura de Rodrigo Castro Alves Neves.