Marília

Dengue chega a 139 casos, aponta estabilização mas mantém alerta

Dengue chega a 139 casos, aponta estabilização mas mantém alerta

Marília chegou a 139 casos oficiais de dengue em 2019, com total de 797 notificações e 249 exames em espera de resultados. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda com atualizações de 12 exames liberados na sexta.

A chegada do outono, redução na previsão de chuvas e calor, indicam que a transmissão deve caminhar para estabilização, o que não muda as condições de alerta e preocupação com controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e de outras como zika e chikungunya.

O Instituto Adolfo Lutz descartou dengue em 409 exames encaminhados pela Secretaria de Saúde. Até a manhã da sexta-feira, a cidade tinha 118 casos autóctones – contraídos dentro do município – e nove importados.

No final da tarde a pasta recebeu a confirmação de mais 12 exames, que devem aparecer de forma oficial no próximo boletim a ser divulgado.

A saúde mantém os serviços de bloqueio e orientações para controle dos criadouros. Também segue a preocupação com circulação do vírus tipo 2, que pode provocar manifestação mais agressiva em pacientes que já tenham contraído a doença.

Mantenha caixa de água fechada, elimine reservatórios que acumulem agua, como latas, garrafas, pneus, lonas e material plástico, mantenha higienização de ralos e calhas.