A Prefeitura de Marília divulgou no Diário Oficial desta sexta-feira mais um comprovante da conta alta paga pelos contribuintes pela falta de planejamento e cuidados com lixo.
Um contrato de confissão de dívida e parcelamento vai provocar pagamento em dez parcelas de uma dívida de R$ 183.720 por multas aplicadas pela Cetesb, a companhia de Saneamento do Estado, em 2018.
A conta foi provocada por três autos de infração com multas aplicadas em 09 de abril, 20 de agosto e 07 de dezembro do ano passado. O motivo em todos os casos é a destinação de lixo e resíduos.
Duas multas foram provocadas por formação de depósito não licenciado de entulho. A última, de dezembro, por lixo em meio à crise da coleta provocada na ruptura do contrato com a empresa Monte Azul.
A conta total é de 6.925 Unidade Fiscais do Estado, com custo de R$ 26,53 cada uma, a ser paga em parcelamento.
O valor representa mais do que o orçamento projetado para a manutenção do bosque municipal – R$ 115 mil – e quase o dobro do previsto em gastos com a conservação do Terminal Urbano – R$ 95 mil – só para comparar com alguns dados da Secretaria de Limpeza.
Considerando outras pastas, a multa é maior que o orçamento para construção de pistas de cooper – R$ 100 mil -, quase o dobro do valor a ser gasto com o Fundo Municipal dos Direitos do idoso – R$ 104 mil – e mais de três vezes maior que o orçamento para implantação de ciclovias na cidade – R$ 50 mil -.
E isso ainda não é o pior no quadro. O pior é que o entulho continua lá, não há previsão de soluções e há risco de novas multas.