Marília superou nesta semana a marca de mil casos investigados com suspeita de dengue em 2019 e atingiu 195 casos confirmados, dos quais 183 contraídos na própria cidade.
Um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde aponta ainda 331 exames ainda em análise pelo instituto Adolfo Lutz. Outros 558 suspeitas foram descartadas.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça o apelo à população para que elimine os criadouros, receba bem os agentes de saúde durante as visitas domiciliares e, em caso de nebulização (perímetros com casos positivos), permita o acesso das equipes para a realização da imprescindível ação.
“É importante esclarecer que, conforme critérios da OMS (Organização Mundial de Saúde), é considerada epidemia quando o número de casos confirmados ultrapassa 150 a cada 100 mil habitantes, na localidade. A exemplo da maioria das localidades do Estado de São Paulo, Marília vive uma situação de surto da doença”, diz a nota oficial da Saúde. Para atingir nível de epidemia a cidade precisa atingir 375 casos.
O comunicado lista ações recentes de prevenção e combate à doença: 01) Monitoramento e efetividade do Grupo de Vigilância em Saúde
2) Contratação de 85 Agentes de Endemias e 09 Supervisores de Saúde (concurso público)
3) Contratação de empresa especializada, para reforçar as ações de Controle (Bump)
4) Rigoroso cumprimento do Protocolo do Ministério da Saúde
5) Nebulização e bloqueio de criadouros, mediante caso confirmado
6) Fortalecimento das ações educativas
7) Capacitações das equipes de Saúde