Marília

Trote Solidário da Unimar revitaliza escola Benito Martinelli; veja imagens

Trote Solidário da Unimar revitaliza escola Benito Martinelli; veja imagens

Meses de planejamento para um dia intenso de atividades que abre um ano de trabalho. Começou assim o Trote Solidário 2019 da Unimar com projeto para revitalizar e criar novas estruturas na Escola Estadual Benito Martinelli, uma unidade com 520 alunos em diferentes faixas etárias na zona norte da cidade.

A escola atende uma comunidade de baixa renda, com muitas famílias em situação de vulnerabilidade social no entorno, e a revitalização do prédio vai muito além do aspecto físico.

“É a 10ª edição do trote solidário, traz essa proposta tanto para calouros quanto veteranos, que é uma interação mesmo. A gente vem para fazer a diferença e é a comunidade quem faz a diferença na vida de nossos alunos. É uma festa de cidadania”, disse a pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

Ela apontou a importância do envolvimento da comunidade e a participação dos alunos. “Começa com as reuniões de planejamento e segue, a gente fica na escola durante todo o ano. Em 2019 a Unimar vai estar dentro da escola, nosso objetivo é vir e transformar a escola em uma referência.”

Aproximadamente 400 alunos da Unimar além de estudantes da própria escola participam do projeto. Haverá pintura – com painéis decorativos-, reformas em banheiros, paisagismo, implantação de horta comunitária e valorização geral dos espaços.

A diretora da escola, Vanessa Alves do Prado, 34, disse que os alunos reagiram de forma positiva desde o início do projeto. “Isso é um privilégio para nós, ter uma universidade gigante aqui dentro. A gente percebeu a empolgação deles que se concretizou de uma forma muito forte.”

Vanessa Prado explica que a ação ajuda a potencializar eventos para uma aproximação com a comunidade e leva para a escola um grande evento que vai atrair os moradores e envolver a população.

“Fazemos essa interferência em vários aspectos. A gente está fazendo pinturas de painéis, em toda a parte interna, mas não é só pintar. Estamos trabalhando com palestras para os alunos, com temas como diferença entre pichação e grafite, evoluímos para os painéis”, disse o professor Fernando Netto, coordenador do curso de Arquitetura e do projeto de revitalização.

Um grande muro pintado de branco foi destinado para grafiteiros ligados ao projeto da Estação Cultural, que revitalizou a antiga estação ferroviária de Marília, em trabalho que atraiu e envolveu também estudantes da escola.

O projeto envolve ainda parcerias com empresas, como a rede de lojas União das Tintas, que forneceu tintas e outros materias para a pintura.“A gente já participou em outras escolas, a parceria com Unimar, Coral, Anacril. Tinta é mais que revestimento, traz bem-estar. O grupo preza isso e esta representado em Marília por três lojas e a gente está unido para fazer mais parcerias, ajudar a comunidade”, disse Samuel Garcia Machado, 34, gerente na rede União das Tintas.

Veja alguns depoimentos sobre o projeto

“Estou achando bem legal, a gente conheceu pessoal de outros cursos, coordenadores, mais gente” – Amanda Pereira, aluna do terceiro termo de Farmácia que participa pela primeira vez.

“Achei bem interessante poder ajudar, ser solidário, conhecer pessoas, outros cursos, a gente nem sempre tem oportunidade no dia a dia.” – Ana Carolina, também do terceiro termo de Farmácia, participou pela segunda vez. 

“Trazer estes valores para a sala de aula e para o contexto educacional a gente só ganham, os alunos veem que quando você é um bom cidadão você vai ser um bom profissional e o contrário nem sempre é verdade.” – Fábio Manhoso, coordenador do curso de Veterinária.


“Mesmo os alunos da Pedagogia, que não são de áreas técnicas do espaço físico, são alunos que cuidam da formação, e estão aqui ocupados com espaço, formas de ocupação e ambientação. Isso forma pessoas, formar cidadão é também obrigação.” – Marcos Merchan, professor e coordenador do curso de Pedagogia


“Experiência bacana, além de ajudar a gente participa de um exercício prático, tanto para formação pessoal quanto pessoal, para os dois lados fica diferente, e para as pessoas atendidas também.” – Guilherme de Paiva, aluno do terceiro termo de Arquitetura participou do Trote pela primeira vez mas já havia participado de outras atividades do curso.

Confira na galeria mais imagens do evento