O autismo, uma condição que atinge 1% da população e exige comprometimento da família e respeito da sociedade, ganhou pacote de atividades de conscientização e inclusão em Marília nesta terça-feira, 2, Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
A equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família) Campo Belo, que abrange Fazenda do Estado e Dirceu, promoveu um encontro entre a pediatra Jordana Oliveira Domingues e usuários.
Cerca de 40 pessoas participaram do evento, no qual a médica destacou sinais que podem indicar o autismo no desenvolvimento da criança; como diagnosticar e tratar, além da importância do estímulo precoce.
O autismo afeta quatro a cinco vezes mais meninos do que meninas. O combate à desinformação é apontada como “urgente” por educadores e especialistas.
Nos últimos anos as ações têm se intensificado em todo o país, com a realização de eventos, difusão de informação técnica, decoração e iluminação de fachadas na cor azul.
No Brasil, já receberam luzes especiais na cor azul o Cristo Redentor (RJ) a Ponte Estaiada (SP) e os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde, em Brasília.
Mais informações podem ser obtidas no departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3402-6300 ou no Espaço Potencial (14) 3316-0623 e 3316-0624.
AUTISMO MAIS
A conta @autismomais, criada no instagram pela publicitária mariliense Tayná Rodrigues, divulgou uma mensagem especial para valorização da data
“Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Como é importante essa data. Se fosse destacada antes eu saberia do Autismo antes de vir o Rafa. Não sei se é porque vivo isso que noto mais a presença do autismo nas redes sociais e tv.
Precisamos nos conscientizar para que a criança e a mãe que você vê na rua fazendo “birra” não seja julgada. Não sou hipócrita e admito que já julguei, e hoje possivelmente analisando o fato, a criança era autista. FALTA INFORMAÇÃO! LEMBRANDO que autista não tem cara! Vamos espalhar pro Mundo. Mais amor,mais compreensão,mais pazzz, mais inclusão! Unidos somos mais fortes. Compartilhe!!”
POTENCIAL
A Associação Espaço Potencial, que oferece atendimento a autistas e familias e está em processo de arrecadação para construção de sede própria em Marília, divulgou um vídeo para lembrar a data. Assista abaixo