Marcos Rezende

– O que aponta como maiores acertos e erros do passado em Marília?

Em seus 90 anos de história, Marília sempre foi uma das protagonistas do Estado e atualmente é a segunda maior cidade do Centro Oeste paulista. Sempre se mantendo na vanguarda do desenvolvimento, representa para a população do Interior um porto seguro para o aperfeiçoamento em todas as suas possibilidades: o aperfeiçoamento educacional, o aperfeiçoamento intelectual, o aperfeiçoamento nos campos da saúde, o aperfeiçoamento para novas oportunidades de emprego, e, como não poderia ser diferente, o aperfeiçoamento para novas fronteiras.

Os maiores acertos do passado consistem na diversificação das atividades econômicas. De início, a forte produção cafeeira e, com a urbanização, o fortalecimento da indústria – diversificada também – e o florescimento da prestação de serviços. Tudo fruto de muito suor, muita dedicação e muita eficiência de sua gente.

Com relação aos erros, entendo que negligências na área ambiental, o que nos faz até hoje transbordar o lixo para fora a um custo altíssimo, e os desmandos de falsos líderes, pessoas nefastas que praticaram o casuísmo e oprimiram a boa política.

Isso, se valendo de meios truculentos e da perseguição política, o que por muito tempo evitou o surgimento de novos políticos e a solidificação da boa política. Estes erros não podemos permitir que voltem.

– Como você vê a cidade hoje?

Vejo duas Marílias: uma Marília que cresce pela força propulsora da sua gente, do empreendedorismo, dos mais diversos setores, do comércio, da indústria, na prestação de serviços, na área médica, na advocacia, enfim, com todos os trabalhadores, na agricultura, as universidades.

Então, esta é uma Marília pujante, que cresce, e atropela todos os prognósticos de uma cidade como Marília que vem crescendo a olho nu se desenvolvendo assustadoramente.

E outra Marília, é a Marília política. Uma Marília que vive uma entressafra, onde ainda convive a velha política com a nova política. E o povo vai ter que tomar uma decisão. Ou seja, o povo terá que escolher entre a velha política e a nova política.

A nova política trabalha com a verdade, com austeridade nos gastos públicos, sem criar falsas promessas e dando possibilidades para que Marília possa avançar, dando oportunidade para que as pessoas se manifestem, expressem as suas opiniões e o direito de liberdade de expressão. Já a velha política é caracterizada pelo autoritarismo que se valem da violência e da opressão.

– Quais os desafios para o futuro?

Os desafios nos motivam a crescer, penso assim. Então, no campo ambiental, creio que avançaremos muito com a conclusão da obra de tratamento e afastamento do esgoto, em vias de ser concretizada. Mas acredito que o desafio será aproveitarmos o lixo, ou seja, transformar os nossos resíduos em energia, justamente para darmos uma solução ecológica para este problema que nos afeta.

Precisamos pensar a Marília dos próximos 20 anos e por isso defendo a concretização do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Marília. Dentro deste aspecto, enquanto presidente da Câmara, estamos formatando o projeto Parlamento Jovem, que fomentará a cidadania e a liderança nos nossos estudantes de hoje.

Os jovens de hoje serão os líderes do amanhã. Defendemos a concretização do Parque Tecnológico de Marília, que irá criar novas oportunidades para as gerações atuais e futuras, principalmente na área de tecnologia da informação e economia criativa. Outro aspecto fundamental é transporte coletivo.

Se tivermos um transporte coletivo eficiente, iremos utilizar menos carros, as bicicletas teriam mais possibilidades de se deslocar por nossas ruas. Agora, se continuarmos com este transporte coletivo arcaico que temos, fora dos padrões mínimos de oferecer a mobilidade das pessoas, as pessoas não irão utilizá-los. Estamos vendo que as pessoas estão fugindo do transporte coletivo.

E já precisamos em novas alternativas de mobilidade, como a do carro compartilhado e até os patinetes elétricos, já é realidade em Campinas, por exemplo. Precisamos construir com o voluntariado e o auxílio ao próximo, uma Marília mais justa. Convido a todos para que participem das nossas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Marília e nos ajudem a pensar Marília.

Marcos Santana Rezende, administrador de empresas, presidente da Câmara de Marília

 

Luís Eduardo Diaz – CLIQUE AQUI 

Paloma Libaneo – CLIQUE AQUI

Luiz Carlos de Macedo Soares – CLIQUE AQUI

Maria Antonia Antonelle – CLIQUE AQUI

Luiz Eduardo Nardi – CLIQUE AQUI

Fernanda Serva – CLIQUE AQUI

Raquel Ferraroni Sanches – CLIQUE AQUI

Ivan Evangelista – CLIQUE AQUI

Sérgio Urbaneja – CLIQUE AQUI

Elvis Fusco – CLIQUE AQUI

Juliano da Campestre – CLIQUE AQUI

Fabrício Dalla Torre Garcia – CLIQUE AQUI

Gilberto Rossi – CLIQUE AQUI

Dom Luiz Antonio Cipollini – CLIQUE AQUI

Fábio Veroneze – CLIQUE AQUI

Nadir de Campos Jr – CLIQUE AQUI

Tayon Soffner Berlanga – CLIQUE AQUI

Tammy Gripa – CLIQUE AQUI

Mario Herrera – CLIQUE AQUI

Celso Moreira  – CLIQUE AQUI

Pedro Pavão – CLIQUE AQUI

Jéssica Machado dos Santos – CLIQUE AQUI

Hederaldo Joel Benetti – CLIQUE AQUI

Júlio Brandão – CLIQUE AQUI