Saúde

HBU traz encontro para capacitar profissionais de saúde contra cigarro

HBU traz encontro para capacitar profissionais de saúde contra cigarro

O auditório da Unimar (Universidade de Marília) vai ser palco, nesta quarta e quinta-feiras, de um curso de capacitação para a abordagem intensiva do fumante, numa parceria entre o HBU (Hospital Beneficente Unimar), Secretaria Municipal da Saúde e o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas).

O público alvo é formado por profissionais da área da saúde, com curso superior, visando a formação de grupos para auxiliar quem quer deixar o consumo de tabaco.

Segundo Cláudio Cesar de Rossi, do DRS-9 (Departamento Regional de Saúde – 9ª Região), devem participar da capacitação profissionais formados nas áreas de psicologia, farmácia, assistência social, enfermagem, odontologia e várias áreas da medicina.

Ana Cristina Sornas, da Secretaria Municipal da Saúde, aponta a importância deste evento para Marília e região. “Normalmente essa capacitação é realizada em São Paulo, o que inviabiliza a participação de profissionais da nossa região. Agora, fica muito mais fácil obter a formação, para que possamos ter grupos em Marília e nas cidades vizinhas”, destacou.

Os palestrantes serão a enfermeira do Cratod, Ellis Ferreira Camacho, diretora técnica de saúde do Cratod, Sandra Silva Marques e o médico geriatra Carlos Rodrigues. Eles vão abordar, durante os dois dias, temas como Tabagismo como dependência/Comorbidades Psiquiátricas/ Cessação do Tabagismo e Ganho de Peso – Tabagismo Ambiental e Passivo, Doenças Tabaco Relacionadas/Protocolo de Atendimento e Saúde Bucal no Tabagismo.

Haverá ainda série de atividades visando capacitar os participantes, para identificar a melhor maneira de formar os grupos em cada unidade, a ser considerado dificuldades que enfrentarão, como compor a equipe, quantos pacientes por grupo, espaço utilizado, captação de pacientes e outros detalhes. Rossi explica que devem participar dessa capacitação cerca de 300 pessoas.

Alunos e profissionais não formados podem participar das palestras como “ouvintes”. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (14) 3402-8812 ou pelo e-mail [email protected].