A dona-de-casa Gabriela Gomes, 43 anos, mobilizou amigos e familiares nas redes sociais com um pedido de socorro: ela enfrenta um caso grave de obesidade mórbida, com 223kg, e há 60 dias não pode deixar a cama por falta de força nas pernas.
Gabriela busca ajuda para conseguir acompanhamento especializado, programa que inclua fisioterapia, suporte médico e outras medidas para adequar sua condição física para uma cirurgia bariátrica.
O caso foi agravado após uma internação. A dona-de-casa ficou período maior na cama e após retornar para casa não retomou mobilidade. Sem força e com excesso de peso, movimentos criam risco de lesões.
“O que eu preciso de imediato é estabilizar meu quadro de saúde, um serviço mais intenso de fisioterapia e perder peso e encaminhamento dos procedimentos para uma cirurgia”, diz a dona-de-casa.
O quadro de saúde inclui preocupações como diabetes, pressão alta, oxigenação baixa e perda de força. Ela precisaria de cadeira de rodas para obeso, adaptação do quarto e banheiro, acompanhamento de nutricionista e programa de alimentação balanceada que envolve custos altos.
Gabriela recebe atendimento dos serviços básicos de saúde. Tem equipamento de suporte para respiração, medicação, visitas de fisioterapeuta duas vezes por semana, psicóloga uma vez por semana e deve começar a receber orientação de nutricionista.
Mas o pedido de ajuda busca complexo de atendimento que produz mais resultados e de forma mais rápido. Com duas filhas ainda em idade escolar, ela tem pressa de recuperação.
O apelo já provocou apoio de pessoas como a empresária Lu Gonçalves, que dirige uma das mais tradicionais clínicas de estética e cuidados pessoais na cidade, e da amiga pessoal Eliana Chevres, uma mariliense radicada em Orlando onde é atleta de bodybuild em nível internacional de competições.
O caso chegou neste final de semana à apresentadora Alê Custódio, colunista do Giro Marília e responsável pelo programa “Eu Me Cuido, e Você?” na TV Canal 4 de Marília.
Gabriela encaminhou um vídeo à apresentadora com pedido de ajuda. O caso será o tema do programa desta segunda, que será feito especialmente em estúdio para discutir detalhes, preocupações nesta situação e os procedimentos envolvidos.
O programa vai ao ar às 20h pelo Canal 4 da TV a cabo em Marília e também pela página do canal no Facebook.