Marília

Sebrae põe Univem entre quatro polos do Estado para inovação em empresas

Sebrae põe Univem entre quatro polos do Estado para inovação em empresas

O Centro Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e o Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), ambientes de inovação mantidos pelo UNIVEM, foram aprovados no Programa Nexos, realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Com essa aprovação, os ambientes do UNIVEM se tornam credenciados pelo programa nacional para implementação de projetos em parceria com médias e grandes empresas utilizando recursos provenientes de instrumentos fiscais de apoio à inovação (Lei de Informática, Lei do Bem e os programas de pesquisa e desenvolvimento dos setores de Energia Elétrica e Óleo & Gás).

O objetivo central do Programa Nexos é conectar médias e grandes empresas às startups – com apoio dos ambientes de inovação – para a geração de negócios e desenvolvimento de novas tecnologias. No estado de São Paulo, além do CITec-Marília, somente os Parques Tecnológicos de Ribeirão Preto e São José dos Campos e a incubadora da USP/SP foram selecionados e credenciados.

A proposta do Nexos é que cada startup selecionada receba um aporte de recursos (entre R$ 100 mil e R$ 250 mil) para o desenvolvimento das soluções tecnológicas. Também estarão presentes no programa os ambientes de inovação (aceleradoras e incubadoras), para oferecer infraestrutura operacional e apoio técnico-jurídico ao projeto e aos pequenos negócios.

O Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), credenciado à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec) do Governo do Estado de São Paulo em dezembro de 2015, mantém uma série de ações num ambiente de colaboração científica e tecnológica entre instituições de ensino, os governos municipal, estadual e federal e as empresas que são contempladas com projetos de apoio ao empreendedorismo sustentável e à inovação tecnológica.

Segundo destacou o coordenador do CITec-Marília e Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, a cidade de Marília novamente se destaca no cenário nacional por conta dos ambientes de inovação e empreendedorismo mantidos pelo UNIVEM.

“Além de colocar a cidade em destaque num programa de inovação promovido por uma das maiores entidades de fomento à inovação, como a Anprotec, vamos poder desenvolver projetos de PD&I com grandes empresas do País, gerando inovação e tecnologia de ponta, como já temos feito com multinacionais como a Foxconn, Nestlé, entre outras”, ressaltou.

Vale destacar que o UNIVEM também é credenciado no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para desenvolvimento de projetos de inovação por meio da Lei de Informática, que tem permitido grandes empresas do País a procurarem o CITec-Marília, bem como, os pesquisadores da instituição para desenvolvimento de pesquisa e implementação de projetos na área da manufatura avançada (Indústria 4.0).