Emprego

Wilson Manzon, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação

Wilson Manzon, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação

– Como vê as relações de trabalho no país hoje?

As relações de trabalho de hoje devem ser analisadas com uma visão clara de mudanças. Temos que encarar as dificuldades que sofrerão os trabalhadores, somadas ao grande desemprego atual.

– De que forma a reforma impacta nesta relação?

A reforma trabalhista veio no sentido de amedrontar os trabalhadores, colocando-os com receio de reivindicar seus direitos, cerceando seu poder reinvidicatório em função das ameaças de desemprego.

Cabe neste momento ao sindicato da categoria mostrar seu poder de convencimento para conquistar avanços nas negociações. Hoje temos que encontrar formulas de defender os trabalhadores, sabendo que os temos são outros e os trabalhadores também.

– O que aponta como maior necessidade de mudança para promover mais justiça nas relações de trabalho?

As maiores necessidades hoje são sair do ostracismo, da imobilidade e convencer os trabalhadores da importância dos sindicatos como forma de voz da classe trabalhadora. 

Enfrentar as divergência de opiniões, a força do capital em utilizar-se como forma de manobra no enfraquecimento das entidade dos trabalhadores. Hoje todas as forças sociais estão sendo combatidas pelo capital, para oprimir o povo brasileiro, alcançando assim o objetivos do poder.

Wilson Vidotto Manzon, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e dirigente na federação estadual da categoria