Maio é o mês da luta antimanicomial, um movimento pelos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, e a cidade vai ter programação que inclui divulgação de serviços públicos de atendimento e um simpósio que vai reunir especialistas em palestras e debates sobre o tema.
Entre as bandeiras do movimento defendidas está o fortalecimento dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), que trabalham para inclusão e socialização dos pacientes. Marília conta com três unidades para atendimento aos diferentes públicos.
Parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Famema (Faculdade de Medicina de Marília) propõe uma reflexão sobre a saúde mental. O poder público intensificou a divulgação, com o objetivo de estimular a população a procurar atendimento preventivo.
A rede básica de saúde oferece inúmeras oportunidades, como grupos de atividades físicas, coral, artesanato, atendimento coletivo e multidisciplinar à gestante, ao diabético e hipertenso, entre outros.
As USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contam ainda com atendimento em saúde mental. Quando indicado, o usuário do SUS também tem acesso a psiquiatras, por meio da Policlínica e do ambulatório da Unimar.
CAPS
A psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, explica que dois Caps estão sob gestão do município: o Catavento (crianças e adolescentes) e o Com-viver, para adultos que não são dependentes de álcool e outras drogas.
Já o Caps AD (álcool e drogas) é gerido pela Famema. Os três serviços funcionam de segunda a sexta-feira, com acolhimento de demanda espontânea (sem agendamento) no início da manhã. O quadro de funcionários é formado por equipe multidisciplinar em diversas áreas da saúde.
O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.
O Caps AD (Famema) funciona no antigo NGA (Postão da avenida Santo Antônio). O telefone para mais informações é o 3433-8584.
SIMPÓSIO
O 1º Simpósio de Saúde Mental e Luta Antimanicomial vai reunir especialistas entre os dias 13 e 16 de maio com palestras e debates sobre o tema.
O investimento é de R$ 10,00 para estudantes de Psicologia ou áreas afins e de R$ 30,00 para profissionais e público externo. Haverá emissão de certificados para os inscritos
Inscrições antecipadas podem ser feitas pelo na sede da Faculdade Católica de Marília, na rua cristo Rei, 305, pelo email [email protected] ou pelo whatsapp (14) 99770-1803 e (14) 98826-4000. Haverá inscrição nos dias do evento, que será realizado no anfiteatro Cristo Rei em Marília.
Confira a programação
13/05 – 19:30
Prof. Dr. Sílvio Yassui (Psicólogo)
Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)
14/05 – 19:30
Prof. Dr. Jose Alejandro Tasat (Psicólogo)
Docente de la Universidad Nacional Três de Febrero (UNTREF -Buenos Aires)
Prof. Dr. Leandro Anselmo Todesqui Tavares
Psicólogo Clínico e Docente do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e da Faculdade da Alta Paulista(FAP)
15/05 – 19:30
Esp. Nayara de Fátima Mazini Ferrari
Interlocutora de Saúde Mental e Enfermeira no Departamento Regional de Saúde – IX – Marília.
Prof. Dr. Fernando Luiz Zanetti (Psicólogo)
Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
16/05 – 19:30
Atividade Cultural com apresentações e coquetel de encerramento