O Reitor do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), Luiz Carlos de Macedo Soares e o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Elvis Fusco, estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para apresentar o ecossistema de inovação de Marília para a nova gestão da secretaria além de demandas do credenciamento definitivo do Parque.
Os ambientes de inovação mantidos pelo UNIVEM (CITec-Marília e CIEM) foram apresentados à secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, e a toda equipe de subsecretários.
Destacam-se também no encontro o Subsecretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Vinícius de Souza, o gestor do CITec-Marília, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, o deputado estadual Fernando Cury, responsável pelo agendamento da reunião e o presidente da Jucesp e importante incentivador do projeto do Parque Tecnológico de Marília, o ex-deputado federal Walter Ihoshi.
Desde dezembro de 2017, com a assinatura do credenciamento provisório, Marília tem se destacado como a primeira cidade do Estado a ter o credenciamento de um Parque Tecnológico no modelo do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação, lei criada em 2014 que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado.
Os ambientes de inovação geridos pelo UNIVEM – Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), O Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) e o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília) – colocaram Marília no radar do Estado, como modelo na governança dos ambientes de tecnologia, inovação e no apoio ao empreendedorismo.
O pró-reitor e coordenador do CITec-Marília, Elvis Fusco, disse que o encontro é importante para que os atuais responsáveis sobre os ambientes de inovação do Governo do Estado conheçam o potencial da cidade de Marília nas áreas da ciência e tecnologia.
“Além da importância do encontro, a partir de agora, e a convite da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o UNIVEM passa a integrar as comissões estaduais que irão liderar o rumo dos ambientes de inovação no estado de São Paulo”, destaca o pró-reitor.
O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, disse que o Parque Tecnológico de Marília coroa um trabalho de anos voltado à inovação, ao empreendedorismo e à transformação digital.