As escolas municipais de Marília iniciam neste final de semana calendário de festas juninas, que terá atividades até agosto em 57 unidades da rede pública. A estimativa é atrair até 80 mil pessoas.
A abertura das festas será neste sábado (01), na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Balão Mágico, na zona Sul, e na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Edméa Braz Rojo Sola, na zona oeste da cidade – confira todas as datas abaixo.
Tradicionais no calendário escolar, os eventos fazem parte do planejamento das escolas e também do currículo escolar, por meio da valorização das manifestações artísticas, folclore regional e cultura brasileira.
E também, conforme explica a supervisora de Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, um importante momento de confraternização da comunidade escolar e fonte de renda das APMs (Associações de Pais e Mestres), que participam da melhoria do ambiente da escola.
“As festas são esperadas com expectativas pelos pais, pelas crianças e a comunidade do entorno. Não é um evento interno, mas da população, além dos muros escolares. Uma novidade neste ano é que todas as Emeis – antes algumas faziam festividades mais restritas – também estarão com portões abertos a todos”, disse Karina.
A servidora pública Maria Eliane Basseto Barbosa, 45 anos, mãe da Giovana (seis) e João Pedro (12 anos) conta que a família espera com expectativa a data. O filho já passou pela rede municipal e sempre participou dos eventos. Atualmente a filha é aluna da escola Edméa Sola.
“Ficamos na expectativa de participar e assistir às danças das crianças. Elas são um show à parte. Gosto de participar também nas escolas das amigas da minha filha e do meu sobrinho. São momentos de lazer muito prazerosos, com amigos e familiares”, conta.
As festividades, que começam neste sábado, terminam apenas no dia 24 de agosto com a “Capelozza Fest”, na Emef Américo Capelozza, na zona norte da cidade. Veja a programação completa