Nacional

Encontro em São Carlos discute volta de trens e mudança em concessões

Encontro em São Carlos discute volta de trens e mudança em concessões

A FerroFrente, uma associação de entidades e profissionais liberais em campanha pela ampliação e ocupação da malha ferroviária no país, vai levar a São Carlos na próxima semana uma mobilização contra a renovação de concessões de ferrovias.

Manifesto da entidade aponta que a eventual renovação das concessões de forma antecipada, como pede a Rumo Logística, responsável pela Malha Paulista, “acaba com a possibilidade de transporte de passageiros no estado”.

Segundo a organização, o Brasil possui 8.534 km de ferrovias abandonadas, 51.530 km de ferrovias planejadas e somente pouco mais de 10.000 km de ferrovias em operação.

“Apenas um quinto das ferrovias do Brasil estão ativas ou precariamente ativadas, e o atual modelo de concessões, que não incentiva a ampliação do transporte de cargas e passageiros, pode ser renovado por mais 40 anos”, destaca o presidente da entidade, o engenheiro José Manoel Gonçalves.

Ele vai participar no dia 5 de junho em São Carlos do 2º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, evento promovido pela União de Vereadores de São Paulo e dedicado à gestão pública, que reúne autoridades e dirigentes governamentais.

A entidade defende a realização de audiências públicas para discutir um modelo de integração das ferrovias, com direito de passagem garantido para cargas e passageiros.

“O cenário é de predomínio de duas empresas que detém as concessões atuais das maiores ferrovias, o que prejudica qualquer plano de integração das linhas férreas. O sonho de que a ferrovia possa levar passageiros de Norte a Sul do país, e de que outras empresas consigam transportar matéria-prima e produtos a partir dos trilhos continuará distante.”