Um projeto do vereador Haroldo Bernardes (PcdoB), atual presidente da Câmara de Vera Cruz, pode criar na cidade um dia de combate ao feminicídio. A proposta já passou pelas comissões técnicas e deve ser votada na quarta-feira.
Haroldo, que cumpre o primeiro mandato e foi o vereador mais votado na cidade, disse que a iniciativa é uma reação ao grande número de casos de violência apesar dos avanços nas denúncias e legislação. Ele prevê o envolvimento de escolas, igrejas, associações em eventos educativos para fortalecer a consciência sobre o problema.
“O que se espera é criar condições de sistematização de medidas educativas e de esclarecimento sobre os males acarretados à sociedade pela violência contra a mulher”, explica o vereador.
O projeto lembra dados nacionais da violência, que indicam a morte de uma mulher cada duas horas vítima de violência, na maioria das vezes no ambiente familiar, especialmente por agressões de parceiros e ex-parceiros.
“São números alarmantes” disse Haroldo, que lembrou repetidos casos de mortes e agressões também na região e na própria cidade. “Dados que apontam a necessidade de maior conscientização da população sobre esse problema”, afirmou.