Estudantes de Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Design Gráfico do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) promoveram no sábado uma Pesquisa de Campo junto aos estabelecimentos comerciais e moradores com o objetivo de identificar as principais demandas da região.
A atividade de extensão conta com a parceria da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e do Desenvolvimento Econômico.
Segundo o Coordenador do IST (Instituto Superior de Tecnologia), prof. Leandro Tenório, a pesquisa de campo proporciona aos alunos o contato direto com o meio de atuação profissional, neste caso, o mercado e os empreendedores.
Um dos objetivos é mapear quesitos que facilitarão o acesso de moradores e empresários a produtos e serviços, que preferem fazer compras sem precisar se deslocar para a região central da cidade, otimizando esse processo e promovendo a economia desta região.
Há quatro anos, pesquisa semelhante foi realizada pelo IST/UNIVEM no bairro Santa Antonieta, zona Norte de Marília, identificando o perfil econômico da região.
Entre as principais demandas apontadas estava a instalação imediata de uma agência bancária para atender aos comerciantes e moradores, fato que se consumou após evidência científica provocada pelo IST/UNIVEM.
“Nosso objetivo é levar a pesquisa para todas as regiões da cidade. A atividade vem em encontro com a missão do Centro Universitário que é contribuir para uma formação humanista, inserindo os alunos nas necessidades do meio em que vivem, capacitando-os a atuar na construção de uma sociedade qualitativamente melhor e socialmente justa”, frisou.
Para o Coordenador Adjunto dos Cursos de Gestão do IST, Guto Hillmann, além de reforçar o conteúdo programático, a pesquisa de campo proporciona aos alunos viver a experiência prática de parte dos conceitos trabalhados em sala, sendo este um dos propósitos dos Cursos Superiores de Tecnologia.
PRÓXIMO PASSO
A partir da produção dos relatórios, gráficos e interpretações feitas pelos alunos sob a orientação dos docentes, os dados vão ser apresentados aos empresários, moradores e convidados que poderão conhecer a realidade do bairro, as oportunidades e as necessidades dos moradores daquela região em relação aos serviços existentes e planejamento de ações que possam atrair novos investidores