Marília

Luto – Marília se despede do atleta João de Almeida, o 'João Louco'

Luto – Marília se despede do atleta João de Almeida, o 'João Louco'

Marília se despede neste domingo de João de Almeida, 93 anos, atleta de futebol e um benfeitor com envolvimento em diferentes atividades públicas da cidade, que faleceu neste sábado na Santa Casa.

Popularmente conhecido como João Louco por seu bom humor e brincadeiras constantes, João de Almeida nasceu em São Paulo e descobriu a cidade por sua carreira como jogador de futebol – era goleiro – no Santos Futebol Clube.

Chegou à cidade no final da década de 40 e recebeu convite para jogar pelo São Bento. “Vim por empréstimo para jogar seis meses, fiquei quatro anos”, contou João em um depoimento gravado para a Comissão de Registros Históricos em 2000. Tinha 75 anos.

Deixou a cidade para jogar em outros clubes, mas retornou. Casou com Isaltina Toríbio, de uma família com tradição no comércio da cidade, e teve três filhos – Vitor, Solange e Denise – e netos.

Foi um dos fundadores e patrono na Chácara O Circo, surgida a partir de encontro de amigos que além de vida profissional na cidade atuavam como jogadores de futebol de várzea.

Sem ocupar cargos públicos, gostava de política, envolvia-se em campanha e usava sua rede de contatos pessoais para buscar investimentos e obras na cidade.

“Ele fez muita coisa que a maioria das pessoas, mesmo quem o conhecia, nunca soube, para trazer a Fundação Bradesco, ampliação do Yara Clube, muita coisa”, conta o amigo Binato Júnior, que conviveu com João desde a década de 70.

Foi membro da Comissão de Registros Históricos da Câmara em diferentes gestões. Deixou sua historia gravada no depoimento à Comissão em entrevista aos pioneiros Rosalina Tanuri e Toninho Neto, també falecido. O vídeo pode ser visto aqui.

O velório de João Almeida é feito no Salão Nobre do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para 16h deste domingo, no Cemitério Parque das Orquídeas.