Marília

Auditoria do SUS vista Famema e entra em fase final de relatório

Auditoria do SUS vista Famema e entra em fase final de relatório

Uma auditoria sobre gastos e contratos do Complexo Famema, determinada pela Justiça Federal no início deste ano, entrou em fase final de produção do relatório após prorrogação que dobrou o prazo de investigação na instituição.

O Ministério da Saúde informou ao Giro Marília que os técnicos responsáveis pela auditoria produzem agora um Relatório Preliminar da atividade.

“Cabe informar que devido à grande quantidade de documentos necessários para atender de forma adequada o Ministério Público Federal, houve a necessidade de uma segunda fase operativa (in loco), situação que prolongou o prazo de realização da referida auditoria”, disse o Ministério.

A análise dos gatos foi incluída em um pedido do Ministério Público federal para novas buscas e apreensões na segunda fase da Operação esculápio, que investiga licitações e contratos do Complexo.

A operação já provocou pelo menos quatro ações judiciais que tramitam na Justiça Federal de Marília com envolvimento de profissionais e empresas envolvidas na prestação de serviços para o complexo.

Além da auditoria, o MPF havia apresentado um pedido para suspender convênios, que bloquearia repasse de recursos federais e por consequência iria paralisar atendimentos médicos do Complexo.

O pedido de suspensão foi negado pela Justiça Federal. Além do MPF, os resultados da auditoria devem ser encaminhados também ao Ministério Público do Estado.