Nacional

Morte de estudante de Sorocaba causa comoção e alerta no Estado

Morte de estudante de Sorocaba causa comoção e alerta no Estado

A morte do estudante Jordan Jefferson Avelino da Silva, aluno de Engenharia de Controle no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp em Sorocaba, provocou reação de alunos, professores e dirigentes em todo o Estado em comoção e alerta para saúde mental.

Jordan é descrito nas mensagens como um aluno dedicado, com atuação em diferentes coletivos de estudantes com destaque para o Gerabixo, um cursinho pré-vestibular alternativo oferecido por estudantes da Unesp.

O aluno é apontado em uma das mensagens como negro, pobre, gay e morador de uma comunidade com um dos mais altos índices de vulnerabilidade social.  

“Teve destaque no desempenho dos alunos no vestibular da Unesp. Foi professor e atualmente estava na direção do Gerabixo. Era referência para os alunos do cursinho, necessariamente adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, diz a mensagem da assistente social Janaína Gonçalves Nunes.

Jordan suicidou-se.A assistente entrou em contato com a família e divulgou uma mensagem da mãe do aluno: ”gostaria de coração pedir para olharem pra essas crianças da Unesp. Essa doença silenciosa matou o meu filho. A depressão. “

O caso provocou reações de alunos e professores na Unesp de Botucatu, Bauru e outros campi.

“Sua partida prematura chama a atenção para a importância do combate à depressão e a outras formas de sofrimentos mentais, males na maioria das vezes silenciosos, que têm crescido de forma alarmante no Brasil e no mundo”, diz uma mensagem do diretor do Instituto, Alexandre da Silva Simões, divulgada nesta sexta-feira.

A Atlética da Unesp em Botucatu divulgou a notícia com mobilização de estudantes para auxiliar em gastos da família neste momento.

Professores da Unesp em Bauru compartilharam a notícia com mensagens de pesar e alerta sobre a importância de atenção à saúde mental.