Nacional

Livro investiga "FHC fazendeiro" no Oeste Paulista e suas relações agronegócio

Livro investiga "FHC fazendeiro" no Oeste Paulista e suas relações agronegócio

Reportagens de 2018 sobre a atuação de Fernando Henrique Cardoso como fazendeiro e as conexões políticas e empresarias de FHC com o agronegócio são inspiração para um livro com novidades sobre esta atuação pouco conhecida do ex-presidente e que será lançado nesta terça-feira em São Paulo.

“O Protegido – por que o país ignora as terras de FHC”, de Alceu Luís Castilho, mostra informações recentes sobre um canavial pertencente a Fernando Henrique Cardoso – ele voltou a ser sócio da Goytacazes Participações, proprietária da fazenda – e seus filhos Beatriz, Luciana e Paulo Henrique Cardoso. A fazenda fica em Botucatu, no centro-oeste paulista, a 200km de Marília.

Os demais capítulos expõem a conexão de FHC com o pecuarista Jovelino Carvalho Mineiro Filho, chamado por ele de Nê, e com outros personagens do cenário político e empresarial.

Quais as conexões entre FHC, Jovelino e Emílio Odebrecht, por exemplo? Ou entre FHC, o pecuarista Jonas Barcellos e o famoso apartamento em Paris? Que ligações têm esses e outros personagens com os golpes de 1964 e 2016?

“O Protegido” inaugura parceria entre a editora Autonomia Literária e o observatório “De Olho nos Ruralistas”, formado por jornalistas para acompanhamento do agronegócio no Brasil.

Alceu Luís Castilho é editor do observatório e produziu em 2018 a série de reportagens “FHC, o Fazendeiro”, em maio de 2018, e de reportagem que foi capa de CartaCapital em julho de 2018.

“Alceu Castilho conta como o nosso herói se tornou o príncipe da casa-grande, com todos os benefícios devidos a personagem tão imponente no centro de um enredo sobre a conquista do poder na sua acepção mais ampla e, se quisermos, estarrecedora. A família de um professor universitário aposentado, como será provado, e seus apaniguados e comparsas, empenham-se com extrema eficácia e total falta de escrúpulos em busca de privilégio e riqueza. Leiam e pasmem”, diz o jornalista Mino Carta na apresentação.

O livro será vendido a R$ 45 e a distribuição começa em agosto. Mais informações nos sites da Autonomia Literária e no Coletivo De Olho nos Ruralistas. Contatos pelo telefone (11) 992024417 (André)