O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções e Conflitos, inicia em setembro o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores. O UNIVEM é uma das poucas instituições do interior do Estado credenciadas pelo TJSP para oferecer a capacitação de mediadores judiciais.
O curso será ministrado por professores do curso de Direito do UNIVEM, e por docentes convidados, todos com formação em Mediação. De acordo com o coordenador do Centro de educação Continuada e coordenador do Curso de Mediação, Prof. Paulo Rogério Cardoso, essa validação do Tribunal de Justiça de São Paulo reforça a importância do curso de Direito do UNIVEM e da instituição como um todo.
O mediador é um facilitador na aproximação e a comunicação entre as partes e ajuda as pessoas a construir uma solução. Os acordos fechados durante as audiências de conciliação têm força jurídica, como uma decisão transitada em julgado.
O curso tem está previsto para começar dia 14 de setembro, com aulas aos sábados. Serão 51 horas-aula presenciais, além do estágio obrigatório de 60 horas que poderá ser feito em Juizado especial, varas judiciais, núcleos de práticas jurídicas da instituição e nos Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). As vagas são limitadas a 25 alunos por curso. As inscrições devem ser abertas em breve.
Para participar do curso de conciliação e mediação é necessário ter 21 anos completos e formação em curso superior em qualquer área.
Em pré, os professores Ângela Soraia Anselmo da Silva, Paulo Rogério Cardoso Luciano Henrique Diniz Ramires. Sentados, os professores Tayon Soffener Berlanga, César Augusto Luiz Leonardo, Ricardo Mustafá e Rafaela da Silva Polon
No último sábado, dia 3, reunião realizada no Centro Universitário, com a presença dos coordenadores do curso e professores, definiu a metodologia a ser aplicada na formação. São responsáveis pelo Curso de Mediação e Conciliação, o coordenador do Centro de Educação Continuada (CEC), Prof. Paulo Rogério de Mello Cardoso e o coordenador do Escritório de Assistência Jurídica, Prof. Luciano Henrique Diniz Ramires.
Em todo o estado de São Paulo, são aproximadamente 4 mil conciliadores que desenvolvem suas atividades nos Cejuscs. Segundo o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do UNIVEM e coordenador do Curso de Mediação, Professor Luciano Henrique Diniz Ramires, além de mais simples e célere, o grau de eficácia nos processos que contam com a mediação chega a 95%.
Para o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, essa parceria é o reconhecimento de um trabalho sólido e comprometido com a educação de ensino superior realizado pela instituição e que marca os 52 anos da Fundação, comemorado este mês. “Esse é mais um presente que ganhamos e que dividimos com a comunidade. Para nós, é um reconhecimento, para os futuros profissionais é uma oportunidade ímpar”, destacou.