Marília

Alunos de medicina da Famema elegem diretório; encampação é meta

Alunos de medicina da Famema elegem diretório; encampação é meta

O Daca (Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder) que representa os estudantes de medicina da Famema, elegeu na noite desta quarta-feira a nova diretoria com uma carta de intenções que prioriza combate ao sucateamento da saúde e encampação da faculdade por uma universidade estadual.

A chapa “Cálice” foi eleita e pela primeira vez na história da entidade recebeu o quórum mínimo do total de estudantes – 30% dos votos. Foram computados 188 votos, sendo 185 votos válidos e três votos brancos/nulos. 

A primeira proposta da carta é lutar  contra  o  sucateamento  tanto  da  saúde  quanto da  educação, que segundo os estudantes ocorre em nível local na Famema mas também nacional com crise do SUS (Sistema Único de Saúde).

“É dever  da  gestão posicionar-se  e  lutar  contra  os  cortes  de  verbas  nessas  áreas,  que  levam  à sua  precarização. Além  disso,  é  necessário  que,  como  Diretório  Acadêmico  de  uma  faculdade  de medicina estadual e vinculada ao SUS, defendamos a educação e  a saúde  pública, sendo, portanto, contrário a qualquer tipo de privatização e corte no que é nosso por direito”, diz a carta.

Um currículo claro no modelo ABP (aprendizado Baseado em Problemas) é a segunda proposta. A encampação a terceira.

“Pertencer a uma universidade é a melhor forma de fornecer adequadamente aos estudantes o tripé universitário, ou seja, ensino, pesquisa e extensão, o qual forneceria o ensino adequado para o médico em formação.Além disso, lutaremos por   um   campus   nosso,   levando   em   conta   que,   hoje,   a   FAMEMA   utiliza   prédios   alugados.”

A chapa aponta ainda iniciativas de valorização do Daca para conviência, defesa de alunos, combate ao trote violento e medidas de incentivo para que os alunos permaneçam na Famema.

Também prevê ampliação do movimento estudantil, integração a outros movimentos de estudantes e professores e divulgar informações sobre minorias e suas lutas.

Veja os os integrantes da nova gestão:

Larícia Sousa da Silveira (53)
Mariana Defendi Loubet (53)
Jameson dos Santos Lima(53)
Victor Hugo Tavares Lopes (53)
Luiz Eduardo de Carvalho Caneschi (53)
Guilherme Vallada Kitayama (53)
Letycia Sette Vieira (52)
Maria Clara Figueroa da Silva (52)
Renan Shinkawa Cassini (52)
Vinícius Gama dos Santos (52)
Maryelle Peres da Silva Santos (51)