Marília

Palestra no Univem mostra novas exigências para alunos e cursos de Direito

Palestra no Univem mostra novas exigências para alunos e cursos de Direito

O Professor Doutor Horácio Vanderlei Rodrigues apresentou na noite desta sexta em uma aula magna para alunos da área do Univem novas diretrizes que vão mudar a formação, o mercado e o impacto do direito na comunidade.

Um dos principais pesquisadores e entusiastas da inovação nos cursos de Direito no país, Horácio Vanderlei lançou dois livros e apresentou desafios que as faculdades terão que enfrentar

“Temos uma geração com certa dificuldade de se adequar à essa nova realidade. Novos profissionais se forem formados adequadamente conseguirão se colocar no mercado e aqueles que estão no mercado enfrentarão dificuldades. Temos advogados que não sabem fazer peticionamento eletrônico”, disse

Doutor em Direito (Filosofia do Direito e da Política) e Mestre em Direito (Instituições Jurídico-Políticas) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Horácio Wanderlei Rodrigues é Sócio fundador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI).

Segundo Horácio Vanderlei, as novas diretrizes aprovadas em dezembro do ano passado trazem mudanças em especial nas competências que os profissionais devem ter em relação à pedagogia, trabalhar com resolução de problemas, “o que não é um hábito”, e novas metodologias preocupadas com formação prática.

“O texto tem 15 artigos e cita 23 vezes a palavra prática, uma formação do profissional para o fazer, não só o saber. Aluno vem de um ensino médio extremamente tradicional e as mudanças vão exigir dele uma participação maior. Alunos vão ter de trabalhar mais, receber menos pronto. Podemos ter certa dificuldade nos primeiros meses ou no primeiro ano. “

Para o professor, as instituições que fizerem de forma efetiva, sair do papel, vão sair na frente. “Percebo preocupação localizada nas instituições que eu vou de mais sérias.”

A pró-reitora de Graduação do Univem, Raquel Ferraroni Sanches, disse que o mundo vive momento de muitas mudanças e o Direito tem sido regido por estas alterações.

“Quando a gente traz o professor para falar com os alunos tem uma grande satisfação e um grande salto para mostrar que o Direito está mudando e precisa começar a pensar em como trabalhar esse processo na nossa metodologia”, disse

O coordenador do curso de direito do Univem, Edinilson Donizete Machado, lembrou que a palestra é mais uma iniciativa no esforço permanente do Univem para modernização do curso e formação cada vez mais focada nas exigência do mercado e dos alunos.

“O Univem promove adequações permanentes, acompanha todas as inovações em diretrizes, é pioneiro na integração do direito a novas tecnologias e metodologias. Estamos fazendo antes muito do que o MEC começa a exigir a partir de 2020. Além disso, oferecemos estrutura diferenciada de pós-graduação, ou seja, o aprendizado continuado, a qualificação, especialização que o mercado, o ensino e as práticas jurídicas exigem.” 

Para o professor e advogado Tayon Soffener Berlanga, presidente da comissão de Ensino Jurídico da OAB-SP, a aula magna com Horácio é de fundamental importância para os alunos e só tem a engrandecer o Univem.

“Vemos como fundamental a vinda do professor e esse diálogo com os estudantes. Mostra a preocupação do Univem com a boa formação dos alunos”, disse.

Segundo Tayon Berlanga, a Comissão da OAB vai promover fiscalização rigorosa sobre a implantação das novas metodologias e as instituições que não se adequarem devem sofrer acompanhamento rigoroso e perda de alunos

“A OAB percebe que aqueles que não se preparam terão problemas graves. Estamos organizando um evento em outubro em São Paulo, com a presença do Univem coordenando, para que a gente possa reunir as faculdades para discutir essas mudanças.”

Nota Máxima pelo MEC e com mais de 50 anos de tradição, o curso de Direito do UNIVEM, tem se destacado trazendo a inovação e a tecnologia para a carreira jurídica.

Realizados em maio deste ano, o Direito 4.0 marcou a XXXVI Semana de Estudos Jurídicos – Tecnologia e Inovação: Advocacia 4.0, o VI Ciclo de Estudos Integrados do Mestrado e Graduação e o I Congresso ‘Direito, Tecnologia e Inovação’.