Parceria entre Rotary Club de Marília-Pioneiro, Famema e HCFAMEMA vai atender 120 pacientes que estão na fila por Próteses Oculares na área de atuação do DRS-IX – Departamento Regional de Saúde de Marília.
O atendimento pode chegar a 360 pessoas. Nesta sexta-feira, 20 pacientes foram convocados para a moldagem das próteses no Ambulatório de Oftalmologia do HCFAMEMA.
As próteses oculares são indicadas para os pacientes que tiveram a perda do olho por traumas, tumores ou complicações por alguma doença. Como consequência, pela ausência do globo ocular, acaba gerando atrofia da pálpebra, demonstrando uma diferença facial mais evidente.
Com a prótese acontece um estímulo da musculatura da pálpebra possibilitando que o paciente volte e piscar normalmente, da mesma forma que acontece com o outro olho.
O Ambulatório de Oftalmologia do HCFAMEMA atenderá semanalmente os pacientes avaliados e indicados pelo DRS-IX. Os atendimentos obedecerão uma listagem gradativa iniciando pelas crianças, depois os adolescentes e finalmente os adultos.
O Projeto de Próteses Oculares foi uma iniciativa da docente da disciplina de Oftalmologia da Famema, Simone Ribeiro Araújo de Almeida que procurou o Rotary Club de Marília-Pioneiro e efetivou o pedido de subsídio global à Fundação Rotária.
O projeto só se concretizou com outras parcerias rotárias, como o Rotary de Covina, na Califórnia (EUA) e o Distrito 5300 (Califórnia) como parceiros internacionais, além do Distrito 4510 que abrange Marília.
“Adotamos o projeto, mas precisava de mais parceiros para uma demanda tão substancial. Todas as participações foram fundamentais para concretizar essa ação tão importante. É um projeto de saúde e também um projeto social que vai beneficiar os pacientes que necessitam de prótese ocular agora e no futuro”, enfatizou a coordenadora do projeto pelo Rotary e Presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, Monaliza Andréa Salemme Marega.
O especialista em próteses oculares de São José do Rio Preto, o médico Marcelo José de Pádua, acompanhou as atividades com os primeiros pacientes no Ambulatório de Oftalmologia e dará capacitação para a equipe nos procedimentos.
“Quando o projeto foi apresentado à Famema, autorizei imediatamente. Como rotariano, sei de todas as formalidades para viabilizar um projeto tão abrangente. Vamos melhorar a vida destes pacientes”, destacou o Diretor Geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz.