A edição 2019 do “Agita Galera”, programa que estimula a prática de atividades físicas entre a população, movimentou comunidade em torno de quatro unidades de saúde da zona norte de Marília. O objetivo é promover o bem-estar e prevenir doenças. A mobilização aconteceu no dia 30 de agosto (sexta-feira) e reuniu mais de 70 pessoas.
Participaram as USFs (Unidade Saúde da Família) Aniz Badra, Figueirinha e Primeiro de Maio. Os grupos, formados por moradores nos respectivos territórios, foram recebidos na UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada no bairro JK para a grande festa.
Os moradores fizeram atividades aeróbicas, alongamentos, zumba e dança circular. Em seguida foi servido um café da manhã com frutas, conforme explica a educadora física Aline Cardoso de Almeida, “Foi uma manhã saudável e divertida, com muitos exercícios e lições práticas de saúde”, disse.
SAÚDE PARA TODOS
A iniciativa agrega o esforço dos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), que são servidores da própria Secretaria, e dos profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), contratados por meio do convênio com a Maternidade Gota de Leite.
São modelos de assistência que convivem na rede de Atenção Básica em Marília, mas que têm em comum a proposta de atuar na prevenção.
Aline, que é educadora do Nasf, explica que a ação é resultado do treinamento do Agita SP oferecido anualmente em Águas de São Pedro, que capacita profissionais e discute novas abordagens para promoção de atividades físicas à população.
Na oportunidade em que esteve no curso, o grupo assistiu palestras sobre hipertensão, osteoartrite, obesidade em crianças e adultos, entre outros temas. Teve ainda aulas práticas de dança nas modalidades circular, sênior e salão; aulas de flexibilidade, alongamento e equilíbrio com abordagem específica para o idoso; instruções de ginástica de força muscular e hidroginástica.
A ACS Mara Débora Marques, que lidera grupo na USF Aniz Badra juntamente com Aline, explica que o grupo local é o mais antigo da cidade. “Recebeu o nome de Novo Amanhecer, porque é isso que esse encontro tem representado para muitas pessoas: um recomeço”, afirmou Mara.
SOBRE O AGITA
O Programa Agita São Paulo é uma iniciativa governamental criada há 22 anos, viabilizada por meio do Celafiscs – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.
Os esforços para “agitar a população” como estratégia de saúde partiram do cenário verificado na década de 90, após estudos apontarem alto índice de inatividade física na população, particularmente entre grupos de menor renda e grau de instrução.
Atualmente, o “sistema Agita” já conta com ações em diferentes focos, como o Agita Galera, Agita Idoso, Agita Mundo e os desdobramentos locais, como por exemplo, o Agita Marília, que já começou a ser planejado pelos coordenadores para 2020.
Esse ano o programa trabalha o tema “Atividade Física é saúde: Acumule pelo menos 30 minutos todos os dias”, visando romper o sedentarismo. A estratégia é lembrar que “todo passo conta” e acabar com o pretexto mais comum, ou seja, a falta de tempo