A pressão de motoristas, motoristas e políticos contra a nova onda de pedágios a ser instalada entre Bauru e Panorama ganhou repercussão nacional nesta terça-feira com uma longa reportagem do jornal Folha de S.Paulo sobre a concorrência para privatizar a gestão da rodovia SP-294.
A reportagem mostra informações de moradores em Bauru e Osvaldo Cruz, além da atuação de políticos. Cita o deputado estadual e ex-prefeito Vinícius Camarinha e a possibilidade de ele levar o caso à Justiça.
Um inquérito civil do Ministério Público já investiga o processo de concorrência que vai entregar a SP-294 e outras 11 rodovias, que incluem trechos de pista na região como a ligação entre Assis e Martinópolis ou o tráfego de Duartina até a SP-425.
A Folha mostrou a surpresa de um administrador de Haras de Bauru, que terá uma das praças de pedágio na porta da propriedade no KM 367. É situação que moradores de diversos bairros de Marília vivem desde a implantação do pedágio na SP-333, que provocou uma onda de protestos e disputas judiciais.
“Não sabia que seria na minha porta. Hoje o fluxo de gente é bem grande aqui. Um caminhão que vem de Bauru com animais vai ter que pagar dois pedágios”, disse o administrador do Haras.
Motoristas que viajem de Vera Cruz a Garça também vão pagar pedágio. É um trecho usado por profissionais que atuam nas duas cidades, usuários de serviços e comércio.
O edital de licitação do chamado lota Piracicaba-Panorama prevê a concessão de 1.273km de rodovias e deve provocar instalação de 15 novas praças de pedágio.
Serão sete entre Panorama e Bauru, incluindo duas a partir de Marília (em Jafa e Bauru), além de praças em Rancharia, Paraguaçu e outras cidades da região
A lista aponta longa lista de obras importantes, como marginais da SP-294 para acesso a Padre Nóbrega e todo o contorno de Pompéia e Paulópolis.
Mas a os obras devem sair após início da cobrança, que será aberta no segundo ano de operações da concessionária. Marília terá investimentos no terceiro ano, Pompéia no nono ano. A licitação deve promover leilão do contrato em novembro deste ano e a aprevisão é que os investimentos e privatização comecem em 2020.