Yara Silva, mãe de Evelly Livia, dez anos, provocou repercussão nas redes sociais de Marília depois de denunciar dificuldades repetidas em conseguir viagens com aplicativos de transporte. As chamadas são canceladas várias vezes em que ela aponta necessidade de transportar a cadeira de rodas da filha.
Evelly faz tratamento acompanhado no Projeto Amor de Criança, na Unimar, e nem sempre consegue encaixar os horários com o transporte público oferecido às crianças.
Nesta sexta-feira fez uma chamada pelo Aplicativo 99. O motorista teria aceitado e ao receber a informação sobre a cadeira cancelou a viagem.
“Já houve uma vez de ter três chamadas seguidas canceladas pelo motorista”, conta Yara.
Ela diz que a filha é tranquila, não provoca qualquer intercorrência na viagem. A dificuldade está sempre em carregar a cadeira de rodas especial da menina.
“Vários tratamentos da minha filha já foram cancelados porque não conseguimos chegar a tempo”, diz a mãe, que já denunciou os casos em mensagens aos administradores do aplicativo. Ela não fez denúncia aos serviços de fiscalização da cidade.
A postagem com a queixa provocou dezenas de manifestações em apoio, orientações para que ela tome medidas judiciais. Motoristas de aplicativos também divulgaram manifestação.
Yara diz que em alguns carros pode não haver espaço no porta malas para a cadeira, mas que em qualquer veículo ela pode ser dobrada e levada no banco de trás.
“Tem carro que não cabe e quando aviso o motorista fala ‘vou aí pra dar um jeito’. Um deles colocou minha filha no banco da frente e a cadeira comigo atrás e foi o caminho todo falando com ela”, disse Yara.