Um ato público em frente ao Hospital das Clínicas, seguido de uma passeata até o centro da cidade, vai apresentar para o público a campanha salarial do Complexo Famema e a greve marcada para o dia 30 de setembro.
A manifestação foi convocada pelo Sinsaúde, que representa os trabalhadores do complexo. Nos últimos dias a entidade promoveu reuniões nos hospitais e unidades do complexo para discutir com os trabalhadores a campanha e a proposta de greve.
O protesto leva para as ruas um quadro de insatisfação com as perdas salariais – que o sindicato calcula em 15% – e outros problemas de uma extensa pauta de reivindicações.
A proposta de greve e intensificação da mobilização de trabalhadores acompanha dificuldades na negociação, que sempre emperra na falta de propostas do governo estadual, responsável pelo complexo através de duas autarquias estaduais – a Famema e o HC Famema, vinculadas às secretarias de Desenvolvimento e de Saúde.
De forma paralela à negociação de salários e outras cláusulas os trabalhadores tentaram aprovar com a direção do complexo uma recomposição do vale alimentação, que passaria de R$ 12 para R$ 18, mas a reivindicação também não avançou.
Reorganização administrativa, regulamentação de cargos, unificação de modelo de contratação – há pelo menos três perfis diferentes de contratos – são outros problemas do complexo.
O ato público do HC foi marcado para 9h desta quarta. A passeata deve seguir até o Terminal Rodoviário Urbano.