Marília

Univem terá palestra do médico Antonio Dantas sobre prevenção ao suicídio

Nutrólogo e clínico geral, Antônio Braojos Dantas, irá ministrar a palestra sobre o tema “Suicídio: uma realidade muito próxima de todos”
Nutrólogo e clínico geral, Antônio Braojos Dantas, irá ministrar a palestra sobre o tema “Suicídio: uma realidade muito próxima de todos”

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, realiza na próxima quarta-feira, dia 2, às 19h30, no Salão Nobre da Instituição, a palestra sobre o tema “Suicídio: uma realidade muito próxima de todos”, ministrada pelo nutrólogo e clínico geral, Dr. Antônio Braojos Dantos. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A palestra tem o objetivo de promover a discussão sobre um tema delicado, mas que tem preocupado, não apenas a instituição, mas as famílias de modo geral: o suicídio. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que na contramão da tendência mundial, a taxa de suicídio aumentou 7% no Brasil em seis anos, atingindo, em sua maioria, jovens de 14 a 25 anos.

A ação contempla as atividades de prevenção ao suicídio e valorização da vida realizadas pelo UNIVEM ao longo do ano e que têm despertado o olhar dos alunos sobre o tema, seja por meio de produções artísticas, livros ou discussões que versem sobre os mais diversos tipos de sentimentos.

Amor, ansiedade, raiva, alegria, medo, felicidade… sentimentos que nem sempre são fáceis de definir. Com o objetivo de traduzi-los de maneira singular, a ex-aluna do curso de Design Gráfico do UNIVEM, Caroline Ferreira, produziu o livro ComicaMente com textos e ilustrações de crianças de 4 a 6 anos, que, de forma simples, deram voz a sentimentos e emoções tão profundos.

O resultado, se transformou em um Trabalho de Conclusão de Curso, tema de exposição e despertou nos alunos do UNIVEM a vontade de colocar “para fora” emoções, por vezes, reprimidas. Para alguns, amor é empatia, para outros o medo está ligado a solidão.

Segundo explicou a organizadora da exposição, Neusa de Macedo Soares, o objetivo foi provocar nos alunos a reflexão. “É importante fazer com que os jovens se manifestem, se insiram em todas as ações realizadas pelo UNIVEM”, disse.

De acordo com a Pró-reitora de graduação, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, a participação dos alunos, com manifestações sobre o que entendiam sobre cada palavra, serviu de base para palestra que terá como tema central a valorização da vida, uma vez que o assunto tem sido alvo de grande preocupação entre as famílias e as instituições que trabalham com jovens.