Marília

Prefeitura anuncia reorganização na Fumes e pode adequar nomeações polêmicas

Prefeitura anuncia reorganização na Fumes e pode adequar nomeações polêmicas

A Prefeitura de Marília vai encaminhar para a Câmara um projeto de lei para regularizar o quadro técnico da Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior), uma das instituições de gestão do Complexo Famema.

A medida foi divulgada na tarde desta terça-feira após um encontro de dirigentes da Famema com o prefeito Daniel Alonso.

O projeto de lei vai contemplar todos os cargos técnicos da Fumes, em uma longa lista de funções. Nem a prefeitura e nem a Famema divulgaram a íntegra do documento.

A proposta foi divulgada como uma organização administrativa esperada há 53 anos, desde a criação da Fumes.

A falta de regulamentação das funções foi um dos argumentos técnicos para uma liminar que tornou ilegais nomeações de dez cargos de confiança na Fumes.

A regulamentação do quadro também acompanha um momento de impasse para todo o Complexo Famema, que envolve as estruturas de ensino e atendimento médico em três hospitais além de ambulatórios.

O complexo vive a expectativa de regulamentação geral das funções e contratações pelo governo do Estado, que já responde pela gestão dos serviços com duas autarquias – A Famema e HC Famema, vinculadas respectivamente às secretarias estaduais da Saúde e do Desenvolvimento.

A Fumes também está em processo de esvaziamento, tanto que o orçamento anual para 2020 prevê redução de recursos.

Mas enquanto o governo adia a medida de reorganização definitiva, a regulamentação local vai permitir que a diretoria promova adequações administrativas para gestão.