Representantes do Codem (Conselho Municipal do Desenvolvimento Estratégico de Marília) apresentaram ao Prefeito Daniel Alonso na manhã dessa sexta-feira, dia 11, um anteprojeto para a criação do órgão em Marília.
O Conselho pretende criar uma organização civil com maior influência na definição de políticas públicas e planejamento da cidade, a exemplo de outros grandes centros, como Maringá.
O conselho está em fase de implantação em Marília com discussões em sete grupos temáticos: Saneamento e resíduos sólidos urbanos, planejamento urbano e mobilidade, inovação e TIC, saúde, Gestão pública, Desenvolvimento Econômico e Educação.
Cada grupo tem 25 membros, com total de 170 pessoas das mais diversas áreas de Marília. O próximo passo d é a aprovação da minuta do projeto de lei de criação e efetivação do conselho.
Segundo um comunicado oficial da prefeitura, a proposta vai passar por análise jurídica e administrativa antes de envio à Câmara. A análise jurídica inclui ajustes a serem feitos em conjunto entre a administração e o conselho para adequar a proposta a questões como orçamento.
“Viemos atualizar o Prefeito sobre as atividades do Codem, entregar o anteprojeto e saímos daqui extremamente entusiasmados porque vimos que estamos caminhando juntos com o poder executivo e legislativo”, disse Adriano Martins, presidente da Acim e representante do grupo.
Participaram representantes da Unimar, HBU (Hospital Universitário), Univem, Acim, Ciesp, Sinhores, Matra.
O Codem tem como objetivos: buscar o intercâmbio permanente com órgãos municipais, estaduais e federais, com organismos nacionais e internacionais de fomento ao desenvolvimento estratégico, econômico e sustentável das cidades.