O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, apresentou na última quinta-feira, para a sociedade, durante o “Café Univem 4.0”, o novo modelo educacional UNIVEM 4.0, com base na Transformação Digital e os novos cursos: Gestão da Produção Industrial (EaD), Engenharia de Biotecnologia, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Ciência da Computação, Nutrição, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda, oferecidos pela instituição a partir do ano que vem.
O evento, realizado no auditório Shunji Nishimura, contou a presença de mantenedores, autoridades locais, empresários de Marília e região, representantes das Associações Comerciais e Industriais de Marília e Garça, de escolas, escritórios de advocacia, de contabilidade, entre outros.
Única instituição do Brasil a oferecer 10 programas de Transformação Digital, o UNIVEM vai preparar os alunos de todos os cursos para atuação no mercado, na pesquisa e inovação e para o empreendedorismo digital.
Dr. Luís Carlos de Macedo Soares, Reitor do UNIVEM: “Todos os cursos do UNIVEM, a partir do ano que vem, vão estar inseridos nesse modelo digital”
Por meio de Metodologias Ativas, o aluno do UNIVEM será levado a desenvolver soluções para os reais problemas das empresas e da sociedade, por meio de projetos integradores, nanoclass e e-class, aliadas a tecnologias educacionais utilizadas dentro das salas de aulas diferenciadas e dos laboratórios 4.0. O novo conceito de educação vai, ainda, trabalhar o desenvolvimento de Soft Skills, ou seja, um conjunto de competências e habilidades sócio-emocionais que capacitam os profissionais a ocupar cargos de liderança.
O Programa Empreenda UNIVEM vai identificar, por meio de provas, a expertise de cada aluno para o empreendedorismo com foco na criação de startups.
O UNIVEM Ciência oportuniza aos alunos projetos inovadores de pesquisa voltados às necessidades do mercado. Para quem busca internacionalizar conhecimento o Programa de Transformação Digital oferece o UNIVEM Global Education.
Para os alunos que quiserem complementar sua formação com cursos de curta duração, terão acesso ao Programa Open Education.
Dentro do Programa, os Ambientes de Inovação e Empreendedorismo Digital do UNIVEM apoiarão o aluno a entrar no mercado de trabalho, desenvolver pesquisas e empreender. Responsável pela maior empregabilidade na região, o Centro Universitário, por meio do UNIVEM Talentos, estará encaminhando os alunos para o mercado, durante a graduação.
O Clusters Empresarias é um programa de hospedagem e parceria com empresas na área de Tecnologia da Informação, de Alimentos e da Eletroeletrônica de Marília e região.
Alinhado a metodologia ativa, o Open Innovation leva os alunos a criar soluções criativas e inovadoras para os mais diversos problemas da sociedade e os Ecossistemas de Inovação oportunizam aos alunos a participarem de Projetos de Pesquisa e Inovação, empreendedorismo de negócios inovadores e startups.
Com essas novas competências, tratadas dentro e fora da sala de aula, o aluno estará ainda mais capacitado para os desafios do mercado.
PARCEIRIAS
Elvis Fusco: “É nossa responsabilidade apresentar a proposta de valor que o UNIVEM tem para a transformação da sociedade, da cidade e região”
Segundo o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, um dos diferenciais do Centro Universitário é a forte aproximação com a sociedade, com projetos inseridos em empresas, indústrias, escolas, escritórios de contabilidade, de advocacia, entre outros. Daí a necessidade de apresentar essa nova identidade do UNIVEM, esse novo modelo de formação profissional aplicado a partir de 2020. “É nossa responsabilidade apresentar aos nossos parceiros qual a proposta de valor que o UNIVEM tem para a transformação da sociedade, da cidade e região”, afirmou.
De acordo com Fusco, a Transformação Digital vai influenciar e ajudar as empresas a evoluírem do mundo analógico para o digital. “O mercado vai ser influenciado por nossos alunos. Há a necessidade de a sociedade receber profissionais com esse novo formato de formação, com base na transformação digital”, ressaltou.
Cássio Luís Pinto, secretário da Administração: “Esse processo vai transformar não só a universidade, mas a sociedade como um todo”
Para o secretário da Administração, Cássio Luís Pinto, a nova plataforma educacional apresentada pelo UNIVEM reforça, ainda mais, a visão defendida pela administração pública e o protagonismo do Centro Universitário nesse movimento de inovação disruptiva que vem acontecendo em todas as áreas. “É um olhar a frente das demais instituições de ensino superior. O UNIVEM protagoniza aquilo que o mundo já sinalizou. Esse processo vai transformar não só a universidade, mas a sociedade como um todo”, destacou.
“Lançamos um modelo educacional alinhado com o avanço tecnológico que vem acontecendo. Todos os cursos do UNIVEM, a partir do ano que vem, vão estar inseridos nesse modelo digital. Tanto os alunos que já estão na instituição, bem como os ingressantes, vão ter uma formação, ainda mais completa e direcionada para atender as transformações do mercado”, afirmou o Reitor do UNIVEM, Dr. Luís Carlos de Macedo Soares.