Saúde

Professor leva estudo da Famema a Congresso nos Estados Unidos

Professor leva estudo da Famema a Congresso nos Estados Unidos

O vice-diretor geral da Faculdade de Medicina de Marília e docente da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Famema, José Augusto Sgarbi, participa do 89º Congresso Americano de Tireoide, realizado em Chicago/Estados Unidos, de 30 de Outubro a 3 Novembro, onde apresenta um novo estudo.

“Nossa aluna do Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento, Dra Daniella Muniz, apresentou seu trabalho desenvolvido na Famema sob nossa orientação. O novo estudo, apresentado pela primeira vez fora do Brasil,  mostra que o hipotireoidismo subclínico, uma forma leve e inicial do hipotireoidismo usualmente não tratada, associa-se com risco até duas vezes maior de insuficiência renal crônica, quando comparado ao estado normal da função tireoidiana”, comentou Sgarbi

O estudo mostrou ainda, que mesmo em indivíduos com função tireoidiana normal, a prevalência de doença renal crônica aumentou de acordo com o aumento dos níveis do TSH, o hormônio estimulador da tireoide.

“Em estudos anteriores, já havíamos publicado que o hipotireoidismo subclínico aumenta o risco de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral. Agora mostramos que o mesmo acontece com o risco de complicação da função renal. Esses dados mostram, em conjunto, que o hipotireoidismo subclínico, apesar do termo ‘subclínico’, pode associar-se com desfechos desfavoráveis, tanto no sistema cardiovascular quanto no sistema renal. Apesar disso, o tratamento não está indicado a todos pacientes e cada caso deve ser analisado individualmente por um endocrinologista”, avaliou o Prof. Dr. José Sgarbi.

O estudo recrutou 1110 indivíduos de ambos os sexos com idade média de 56 anos e contou com suporte financeiro da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

16º Congresso Internacional da Tireoide

Sgarbi integra o Comitê Organizador do Programa Científico do 16º Congresso Internacional de Tireoide (16º ITC) que será realizado em setembro de 2020, em Xian, China.

O Comitê Organizador do Programa (POC) está em andamento no planejamento do 16º Congresso Internacional da Tireoide. Representantes das quatro sociedades internacionais da tireoide se reuniram em Victoria/Canadá (2017) e Newcastle/Reino Unido (2018) para sessões produtivas de organização e desenvolvimento do programa científico e clínico do evento.

O 16º ITC será realizado de 8 a 13 de setembro de 2020, em Xian, Província de Shaanxi, China.