Educação

Enem faz primeiro dia de provas; 'bug' em relógios vira desafio

Enem faz primeiro dia de provas; 'bug' em relógios vira desafio

O primeiro dia de provas do Enem, que deve mobilizar até 5,1 milhões de estudantes em todo o país, começou com um susto para muitos candidatos com um bug em relógios e outros sistemas eletrônicos de controle de horário.

O horário foi adiantado de forma automática para o horário de verão na madrugada deste domingo (3), um problema que já havia ocorrido no fim de semana de 19 e 20 de outubro, data padrão de mudança para horário de verão, que neste ano foi revogado.

O problema atingiu sistema Android, computadores e mesmo relógios públicos com sistemas automáticos de configurações.

Embora a mudança assuste, não deve tirar ninguém das provas – os relógios ficaram adiantados – mas pode povocar desconforto, ansiedade e espera para quem sair mais cedo de casa.

O exame será aplicado em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Os candidatos farão neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Os portões serão abertos às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A prova começará a ser aplicada às 13h30. O término será às 19h.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos horários locais do Enem, de acordo com os diferentes fuso-horários brasileiros.

O local de prova de cada candidato está disponível no no Cartão de Confirmação da Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. Além disso, é preciso ter uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

Se a prova for respondida com qualquer caneta que não atenda a essas especificações, o candidato será eliminado.