Marília

Enfermeira de Marília é nomeada Embaixadora Mundial de Cuidados Críticos

Enfermeira de Marília é nomeada Embaixadora Mundial de Cuidados Críticos

A enfermeira intensivista Renata Pietro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem em São Paulo e profissional formada pela Famema em Marilia, foi nomeada Embaixadora de Honra da Federação Mundial de Cuidados Críticos.

Renata é natural de Garça, mas cresceu em Marília, onde ainda mantém familiares. Foi aluna do Cristo Rei e da Famema e visita rotineiramente a cidade, onde vivem seus pais.

Doutora em Ciências da Saúde, representa pelo Coren algo em torno de 500 mil profissionais e por esta atuação já vem ganhando bastante visibilidade.

“Faltam palavras para descrever o orgulho e a felicidade que senti ao receber essa notícia. Obrigada pelo reconhecimento. Ele me motiva a seguir lutando pela valorização da enfermagem e incentivo ao aprimoramento constante de nossas práticas”, disse a enfermeira em resposta à divulgação da nomeação.

Nos últimos dias, além de reportagens em TV, apareceu em manifestações no jornal Folha de S.Paulo ao discutir a polêmica sobre a participação – “histórica”, como ela diz – dos enfermeiros em consultas e prescrição de medicamentos.

Foi uma das fundadoras da Abenti (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva) e Presidente Passado do Departamento de Enfermagem.

Aém de divulgação nas páginas oficiais da Federação Internacional, a nomeação ganhou destaque pela Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

“Esta conquista faz parte do projeto de internacionalização do Departamento de Enfermagem, iniciado desde o início da gestão 2018-2019, no intuito de fortalecimento da Enfermagem em Terapia Intensiva brasileira, fazendo com que a nossa especialidade esteja cada vez mais em evidência nesse cenário do cuidar”, disse o presidente do Departamento de Enfermagem da Amib, Melquiades Ramalho.

Renata Andréa Pietro Pereira Viana concluiu o curso de Enfermagem e Obstetrícia da Famema em 1998. Tem especialização em Nefrologia e em Epidemiologia Hospital pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2000), além de Administração Hospitalar e Educação em Saúde. 

Tem mestrado em Educação e Saúde pela UNIFESP (2008). Doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2013). Atualmente é Diretora do Núcleo de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo

Foi presidente do Departamento de Enfermagem da Amib nos biênios 2009-2010, 2010-2011.  Antes de assumir a presidência do Coren, foi conselheira regional entre 2015 e 2017, responsável pelo COREN-SP Educação.